TOKIO MARINE SEGURADORA

Brasil, 17 de Fevereiro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Cuidados com os olhos

Os cuidados com os olhos são essenciais em qualquer faixa etária. Parece óbvio, mas nem todos tomam as devidas precauções para garantir o funcionamento saudável dos órgãos da visão. O resultado é que casos absolutamente evitáveis acabam se transformando em incômodos ou até em doenças mais graves.

Conforme a oftalmologista Maíra Saad de Ávila Morales, as principais queixas apresentadas pelos pacientes são de ressecamento e irritação dos olhos, coceira e dor de cabeça.

“Em pessoas mais jovens e crianças, há maior ocorrência de dor de cabeça, coceira e irritação. Já em adultos o ressecamento costuma ser mais frequente”.

Ela ressalta ainda que, em regra, tais problemas não demandam tratamento muito elaborado para ser curado.

A prevenção, sempre, é de fundamental importância. Assim como realizar acompanhamento com o oftalmologista em qualquer fase da vida, mesmo sem apresentar queixas, ao menos uma consulta por ano. Inclusive porque, se descoberta precocemente, a maioria das doenças dos olhos pode ser tratada sem complicações.

Deve-se também evitar coçar os olhos já que isso pode causar
aumento de astigmatismo e outras patologias.

Os cuidados devem ser redobrados após os 40 anos, quando aumentam os riscos de glaucoma. Para recém-nascidos e crianças, é necessário o monitoramento do grau de miopia, astigmatismo ou hipermetropia. Já acima dos 65 anos de idade, acompanhamento de presbiopia, catarata, degeneração macular senil entre outras.

Dra. Maíra menciona que os problemas mais comuns não variam tanto durante as estações do ano no Brasil, mas que, na primavera, as reações alérgicas tendem a ser agravadas.

O uso excessivo de smartphones e dispositivos digitais também podem causar desconfortos visuais. De acordo com a oftalmologista, dependendo da proximidade do objeto, há uma maior necessidade de acomodação dos olhos e que, se mantida durante muitas horas, poderá acarretar em dores de cabeça, ressecamento dos olhos. A longo prazo pode aumentar o grau de miopia. Ela aconselha que, a cada uma hora e meia ou duas de uso contínuo, faça-se uma pausa de 5 a 10 minutos mantendo o olhar em pontos mais afastados.

É aconselhável ainda (melhor, primordial) que crianças sejam incentivadas à praticar atividades ao ar livre para o desenvolvimento sadio da visão.

Portadores de males crônicos, como o diabetes e hipertensão, devem ter um acompanhamento médico periódico para monitorar o fundo dos olhos. Doenças sistêmicas também podem acometer os olhos e devem ser acompanhadas multidisciplinarmente.

Por fim, um alerta: receitas só podem ser prescritas por oftalmologistas. Aliás, não é permitido a outros profissionais receitar grau de óculos em hipótese alguma, pois essa prática configura risco ao paciente, além de ser exercício ilegal da medicina, crime previsto em Lei. Os exames devem ser feitos em consultórios médicos.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias::