Logo
Imprimir esta página

Queda de cabelo: por que o problema tem afetado tanta gente?

A incidência de calvície tem crescido nos últimos anos, o que tem levado muitas pessoas aos consultórios dermatológicos. Você nem imagina quantas causas estão envolvidas no processo de queda acelerada dos fios, por isso a busca por um dermatologista é essencial

A queda de cabelo parece um mal universal. A alopecia androgenética, também conhecida como calvície, é um problema estético, mas que também atinge outras áreas, alcançando também o campo emocional — principalmente quando leva à perda total ou parcial dos cabelos. “Lembrando que a calvície feminina tem aumentado consideravelmente. Hoje admite-se que uma a cada 8 mulheres tem esse tipo de problema, o que representa de 15 a 20% das mulheres e é por isso que os consultórios dermatológicos estão cheios de pacientes buscando tratar a calvície. E no homem essa estatística é até maior”, analisa o dermatologista Dr Abdo Salomão Jr, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Mas afinal, por que tanta gente está sofrendo com queda de cabelo?

De acordo com o dermatologista, existem muitos danos que favorecem a queda dos fios. Há causas hereditárias, problemas nutricionais, danos ao cabelo, problemas hormonais, uso de remédios, doenças, distúrbios psicológicos e o próprio processo natural de envelhecimento. “Hoje muitos alimentos prejudicam o cabelo, principalmente a carne, já que os criadores dão hormônio para o boi engordar mais rápido e a gente acaba absorvendo esses hormônios que favorecem a queda capilar. E adiciono outra coisa que está no dia a dia: hoje jovens, homens e mulheres, muitos vão às academias e usam suplementos e alguns, até esteroides anabolizantes para ganho de massa muscular. Tudo isso além do sol, cloro, água quente do chuveiro, sal, suor, poluição, a forma como prendemos, excesso de secador, de química e chapinha, favorecem o quadro”, acrescenta.

É por existir tantas causas que o dermatologista deve ser consultado. “Nem sempre o que serviu para uma pessoa fará efeito na outra. O tratamento deve envolver a causa”, explica. Somente o médico poderá corrigir, segundo o especialista, uma baixa de ferro ou anemia, estudar a cutícula para ver se não está danificada, estudar o folículo capilar, ver se não tem um problema hormonal que está ocasionando queda, entre outros.

Como tratar (no consultório) — Recentemente lançada, a plataforma Bulge Hair Restoration é um equipamento completo e único no mundo com várias ações para crescimento capilar. “O equipamento dispõe de tecnologias como os lasers de baixa potência que estimulam a multiplicação das células e crescimento mais acelerado dos fios. Ele também tem um sistema de radiofrequência microagulhada que aquece os bulbos capilares (onde nascem os fios). No caso, o próprio organismo libera fatores de crescimento, que vão agir no bulbo capilar, promovendo a sua renovação”, explica o Dr. Abdo. O equipamento também conta com um sistema de microcorrente associada a eletroestimulação, que contrai e solta a musculatura do couro cabeludo, aumentando o aporte de oxigênio. “Com mais oxigênio no couro cabeludo, temos a melhora quanto à nutrição, oxigenação e até a hidratação. Dessa forma, com esses processos, os fios engrossam e aumentam a velocidade de crescimento”, explica.

Novidade em ativos — Segundo Mika Yamaguchi, farmacêutica e diretora científica da Biotec Dermocosméticos, um novo ativo lançado é Capixyl®, composto por uma nova tecnologia patenteada de um peptídeo biomimético de 4 aminoácidos associado ao um extrato de trevo vermelho rico em Biochanina A. “O ativo traz vários benefícios, como aumento da densidade capilar, diminuição da queda, melhora da qualidade do folículo, redução da oleosidade e estímulo da produção de colágeno tipo III, VII e laminina no folículo capilar”, explica. Seu uso pode ser associado ao tratamento via oral, com Exsynutriment e Bio Arct. “Exsynutriment estimula a reposição de cabelos mais resistentes e espessos, além de atuar promovendo um crescimento acelerado dos fios (com aumento em até 37% a velocidade do crescimento dos fios, segundo pesquisas). Já a biomassa marinha rica em citrulil arginina (Bio Arct), é conhecida por aumentar a vascularização da pele e troca de nutrientes, ajudar no crescimento capilar e triplicar a produção de energia”, explica.

O que fazer em casa — Com o maior número de diodos de LEDs do mercado mundial (204 ao todo), o Capellux i9 é um capacete de fototerapia capilar que, através da emissão de luz vermelha, promove o tratamento da queda capilar, alopecia androgenética e enfraquecimento dos fios. Isso por que a luz vermelha no comprimento de 660 nanômetros fornece energia para as células e estimula a estrutura celular localizada nas membranas da mitocôndria a produzir mais ATP. Com mais energia e nutrientes, as células operam em condições otimizadas no desempenho de suas funções, colaborando diretamente para a nutrição e saúde dos folículos e promovendo um aumento da quantidade e volume dos fios, que também ficam mais grossos. Além disso, devido ao maior número de diodos, o equipamento irradia tanto as áreas com perda de cabelos como as áreas normais. Dessa forma, após a irradiação, as substâncias liberadas pelos folículos pilosos das regiões laterais e posterior da cabeça, que são menos afetados pela alopécia androgenética e têm um maior número de células estimuláveis, se espalham para as regiões vizinhas, estimulando os folículos mais fracos a produzirem mais queratina, inibindo a queda, acelerando o crescimento, melhorando a espessura, qualidade, força e brilho dos cabelos. Os resultados, no geral, são visíveis em três meses, porém isso pode variar de acordo com a resposta de cada paciente. O tratamento pode ser associado com procedimentos médicos em clínica e manutenção home care com aplicação tópica de produtos.

Há produtos dermocosméticos que ajudam:

Shampoo Bioscalp, da Biozenthi, conta com poderosos ativos e é formulado com os extratos vegetais de alecrim (restaurador, antiqueda e anticaspa), aloe vera (desobstrui os folículos), calêndula (anticaspa com propriedades regenerativas), além de jaborandi (reduz oleosidade), piritionato de zinco (propriedades bactericidas poderosas contra fungos), além dos ingredientes hidratantes óleo de argan, óleo de copaíba e glicerina. O produto trata a queda, principalmente quando está correlacionada à caspa. www.biozenthi.com.br.

Tônico capilar Bioscalp, da Biozenthi, foi elaborado com adição de vitaminas e ativos fungicidas, bactericidas, umectantes e condicionantes. O tônico Bioscalp proporciona ação de controle da caspa e queda e fortalece cabelos enfraquecidos. Ele age diretamente no couro cabeludo, promovendo a abertura dos folículos obstruídos pelo excesso de oleosidade e escamações. O produto deve ser aplicado após a limpeza. www.biozenthi.com.br.

Loção antiqueda com Fatores de Crescimento, da Pharmapele, foi desenvolvida com fatores de crescimento e silício orgânico, possui ativos regeneradores, eficazes no combate à queda capilar, que proporcionam nutrição profunda à raiz dos cabelos, acelerando o crescimento de novos fios, mais densos e fortes. www.pharmapele.com.br.

Keep Cap, da Buona Vita, é um suplemento antioxidante que age na regeneração e fortalecimento dos cabelos e das unhas, evitando a queda. A formulação traz vitamina C (ácido ascórbico), colágeno hidrolisado (contribui com a resistência e elasticidade dos tecidos), vitamina E (antioxidante, ativa a microcirculação e tem ação hidratante, tonificante e umectante), dentre outros componentes. Não contém glúten. Modo de uso: Ingerir 2 cápsulas ao dia, juntamente com líquido. www.buonavita.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto