TOKIO MARINE SEGURADORA

Brasil, 16 de Fevereiro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Muito além do filtro, substâncias essencias em cremes protegem, reparam e rejuvenescem pele no verão

Dermocosméticos de uso diurno contam com antioxidantes, vitaminas e até ácidos não-irritativos que potencializam ação de fotoproteção contra os raios UV, clareiam a pele e ainda rejuvenescem. Conheça quatro dessas substâncias, procure por elas nos rótulos e comece a usar desde já!

Ok, a fotoproteção é fundamental no ano todo e no verão quase vital. Mas algumas substâncias também devem fazer parte do ritual diário de beleza, na medida em que também protegem a pele dos efeitos nocivos dos raios UV e ainda são ingredientes seguros para rejuvenescer a pele na estação mais quente do ano. Sim, estamos falando dos antioxidantes, moléculas que impedem a formação de radicais livres. “As vitaminas e os antioxidantes fazem com que aquele dano oxidativo causado pela radiação ultravioleta seja em parte revertido, potencializando a ação de defesa imunológica e de reparo, quando só o fotoprotetor não consegue proteger adequadamente a pele”, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Clássicos como a Vitamina C e E são indispensáveis, por atuarem como antioxidantes nos alvos celulares hidrofílicos e lipofílicos (ou seja, nos meios aquoso e lipídico da pele). Mas as vitaminas não são os únicos ingredientes que fazem parte da família dos antioxidantes: o extrato de chá verde é outro famoso conhecido e até “ácidos” podem estar na categoria. “O ácido ferúlico é uma substância aprovada como filtro solar no Japão, podendo desta forma ser utilizado em protetores solares ou produtos de combate aos efeitos nocivos dos raios UV. Dados científicos mostraram que a aplicação tópica do ácido ferúlico inibe a formação do eritema (vermelhidão) provocado pela exposição da pele aos raios UVB além de sua atividade antioxidante”, comenta a Dra. Claudia Marçal. Ideais para serem usadas antes do fotoprotetor, veja como agem as 4 substâncias:

Ácido Ferúlico — “Esse ácido fornece hidrogênio para a neutralização dos radicais livres, compostos estes relacionados com o envelhecimento das células, portanto é um potente antioxidante”, comenta a dermatologista Dra. Claudia Marçal. “É usado junto com a Vitamina C, o Ácido Ascórbico, para tratamento do envelhecimento e manchas”, acrescenta Jardis Volpe, dermatologista de São Paulo. Além disso, o ácido ferúlico suaviza rugas e linhas de expressão. “Quando nanoencapsulado na formulação, garante alta penetração, chegando na junção dermoepidérmica e aumentando a elasticidade com estímulo do fibroblasto”, argumenta a farmacêutica Silvana Masiero, da Under Skin.

Extrato de Chá-Verde — Márcio Accordi, biólogo especialista em cosmetologia e diretor da Biozenthi Laboratórios Cosméticos, explica que o extrato de chá verde possui componentes como polifenóis e flavonoides, com enzimas antioxidantes capazes de reduzir o aspecto avermelhado da pele. “Por esse motivo, é indicado na composição de fotoprotetores ou produtos pré e pós-sol. Também tem ação estimulante cutânea e antienvelhecimento”, comenta o biólogo especialista.

Vitamina C — “Poderoso antioxidante, cuja aplicação tópica permite alcançar níveis que não seriam possíveis com a ingestão de frutas ou de suplementação oral de vitamina C”, explica a dermatologista Claudia Marçal, de Campinas. Além disso, é responsável por frear a ação dos radicais livres, estimular a formação de novo colágeno (é cofator da síntese) e ajuda a proteger a pele dos efeitos do sol, na medida em que uniformiza o tom de pele e melhora sua textura. “Também é importante para diminuir as rugas e apresenta atividade imunoprotetora e clareadora”, explica a dermatologista Claudia Marçal. “Prefira as fórmulas que visam manter a estabilidade da vitamina, já que o composto é quimicamente instável, perde rapidamente suas propriedades em contato com a luz, o oxigênio e o calor”, completa Jardis Volpe. “O ingrediente reforça a proteção dos filtros solares e deve ser aplicado anteriormente ao fotoprotetor. Se o produto também tiver Vitamina E, a barreira é ainda maior contra os raios UV”, explica o dermatologista.

Vitamina E — Com alto poder antioxidante, previne o envelhecimento cutâneo, protege contra os danos celulares, além de promover hidratação. “Também tem efeito calmante e suavizante e, por isso, é muito utilizada em produtos pós-sol, ajudando a proteger do estresse ambiental e diminuindo o eritema e a sensibilidade da pele”, comenta a dermatologista Dra. Claudia Marçal.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias::