Brasil,

Reeducação alimentar: sem neuras para 2019

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bethiara Lima
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Nutricionista Ana Paula Del´Arco e educador físico Marcio Atalla dão dicas de boas práticas para uma vida saudável

Com o início de um novo ciclo, além das metas profissionais, as pessoas também resolvem rever aspectos de sua saúde e estilo de vida. Muitas optam por melhorar a dieta, porque querem perder peso ou querem mudar os seus hábitos alimentares. Segundo Ana Paula Del'Arco, nutricionista e consultora da Viva Lácteos (Associação Brasileira de Laticínios), uma dieta equilibrada, que contempla todos os grupos alimentares, em quantidades adequadas para cada indivíduo, é uma das chaves para uma vida saudável.

A reeducação alimentar está intimamente relacionada com a individualidade de cada ser humano, que deve considerar aspectos culturais, além de respeitar as necessidades nutricionais de cada indivíduo, que são únicas, uma vez que cada pessoa tem uma condição biológica específica, considerando a fase de vida em que se encontra e os seus hábitos de vida. "Significa comer a quantidade adequada de alimentos, contemplando todos os grupos alimentares (carboidratos; grãos inteiros, frutas, hortaliças, proteínas de origem animal e vegetal, lácteos e derivados, gorduras e açúcares), garantindo assim a diversidade de nutrientes que o corpo precisa para funcionar adequadamente", pontua Ana Paula.

Muitas pessoas acabam confundindo, reeducação com restrição, entretanto "dietas milagrosas" que resultam em perda de peso a curto prazo, trazem diversos riscos à saúde e não traduzem um hábito saudável, somado ao fato de que a maioria das pessoas não conseguem mantê-las e acabam jogando a toalha dentro de algumas semanas.

Sobre os riscos dessas dietas, Marcio Atalla, educador físico, destaca que é a favor da reeducação alimentar. "O ideal é buscar uma alimentação equilibrada com todos os nutrientes necessários para você e que passe a fazer de fato parte do seu dia a dia. Sem essa de prazo de validade".

Um modismo que já contou com mais adeptos foi a dieta "sem lactose". A lactose não traz nenhum malefício para a saúde, salvo para aquelas pessoas com intolerância à lactose diagnosticada.

"O leite é uma fonte importante de cálcio, proteínas, vitaminas, gorduras, por essa razão sou contra a dietas restritivas. As pessoas que buscam emagrecer, qualidade de vida devem sempre buscar pelo acompanhamento de um profissional que possa adequar a sua dieta a um padrão alimentar que junto com o estilo de vida (sempre com movimento) permita o controle/manutenção do peso e melhorias para a saúde como um todo", pontua Atalla.

Então, para o próximo ano, esqueça o "tudo ou nada" e aposte no equilíbrio e variedade na dieta para garantir assim a adequada nutrição, sem deficiências e sem excessos nutricionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar