Brasil,

Cuidados para manter a saúde no Verão

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Barrocal
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Cuidados para manter a saúde no Verão

Especialistas da Central Nacional Unimed alertam que a exposição em excesso à luz solar pode afetar o bem estar físico em geral

O sol é uma excelente fonte de vitamina D, entretanto, no Verão os cuidados com a exposição à luz solar devem ser redobrados. Especialistas da Central Nacional Unimed – maior operadora de planos de saúde do Sistema Unimed – alertam que é preciso evitar os raios UV (ultravioletas) não apenas porque aumentam o risco de câncer de pele, mas porque podem afetar a saúde em geral.

A exposição imprópria à luz solar pode prejudicar o bem-estar físico. Os raios UV atingem a pele, provocando queimaduras, alergias e insolações graves. São responsáveis ainda pelo envelhecimento precoce e pela presença das indesejáveis manchas.

Câncer de pele

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com 180 mil novos casos ao ano. “O câncer de pele corresponde a 25% de todos os casos da doença na população”, afirma a dermatologista Dulce Aunhao, da Central Nacional Unimed.

A especialista explica que a doença, muitas vezes, se manifesta silenciosamente, por isso, é preciso estar atento aos primeiros sinais no corpo, por mais sutis que sejam, e procurar um profissional para eliminar dúvidas.

Entre os sinais que podem indicar a doença estão o surgimento ou o aumento de pintas e manchas pelo corpo: uma pinta que aumentou de tamanho ou mesmo uma lesão que está sempre ferida, que sangra sem razão ou que não sara com facilidade. “Quanto antes a doença for diagnosticada, mais efetivo e rápido será o tratamento”, enfatiza.

A maioria dos cânceres de pele é causada pelo excesso de exposição ao sol. A doença surge a partir do crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele.

Proteja-se no Verão

É possível evitar câncer de pele, manchas, queimaduras e até as micoses, comuns no Verão, adotando medidas simples, alerta a dermatologista Dulce Aunhao, da Central Nacional Unimed.

Uso de protetor

A maior incidência de raios UV é entre 10h e 16h; em Salvador, de acordo com o Climatempo, entre 12h e 18h a incidência de UV oscila entre alta, muito alta e extrema. Os raios UV podem ocasionar o surgimento de agentes cancerígenos. Por isso, é fundamental evitar a exposição nos horários de maior incidência e usar protetor solar.

Aplique protetor solar cerca de 20 a 30 minutos antes da exposição e faça renovação a cada 3 horas (importante para quem está na praia ou na piscina). Porém, quem fica exposto ao sol durante o trabalho deve ter esse cuidado todos os dias, a fim de evitar o câncer de pele. Os cuidados com as crianças e idosos devem ser redobrados.

Cuidados com os olhos

Por causa do efeito cumulativo, a incidência da luz do sol sobre os olhos pode causar a catarata e gerar incômodos, como irritação e lacrimejamento. Por isso é recomendável o uso de óculos escuros, bonés e chapéus.

Mantenha a pele limpa e hidratada

Tomar pelo menos dois banhos por dia deve ser suficiente para manter a pele limpa e livre do suor. Na região Nordeste, onde o clima é muito quente, é comum tomar três e até quatro banhos diários, mas é recomendado usar somente água, evitando o sabonete para não deixar a pele mais ressecada.

Após o banho é importante usar creme hidratante fluido, pelo menos nas regiões onde a pele tende a ficar mais seca: como pés, joelhos, mãos e cotovelos.

Cuidados com a depilação

Outro cuidado importante no verão é não fazer a depilação do rosto e do corpo no dia ou na véspera da exposição solar, para evitar o surgimento de manchas escuras na pele. Assim, a depilação deve ser feita, pelo menos com 48 horas de antecedência.

Tome banho de água doce depois da praia

Depois de um dia de praia, é recomendável tomar um banho de água doce, de preferência fria, para retirar o sal e areia, que ressecam a pele, facilitando as fissuras que podem permitir a entrada de micro-organismos. Se a praia tiver um chuveiro de água doce, experimente passar por ele antes de sair da praia, e se não tiver leve uma garrafa de água doce para jogar no corpo quando sair da areia. Se possível experimente hidratar a pele aplicando novamente o protetor solar ou com a loção pós-sol.

Não fazer tratamentos de pele no verão

Evitar fazer tratamentos com laser e produtos químicos durante o verão. Esses tratamentos podem danificar a pele bronzeada e causar manchas difíceis de remover. A melhor época para fazer esse tipo de tratamento é durante o outono e o inverno, quando a temperatura está mais amena e o sol menos forte, mas é sempre importante usar protetor solar.

Manter a pele sempre seca

Manter a pele sempre seca é importante para evitar o aparecimento de fungos que levam à micose. É importante usar sandálias ou chinelos para que os pés não fiquem molhados de suor dentro do sapato.

Alimentação

Para deixar a pele morena e com um bronzeado que dura mais tempo, também é recomendado comer alimentos que contêm carotenóides como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois estes alimentos protegem do câncer e deixam a pele mais bonita e hidratada.

Beber muita água

Para evitar a desidratação que pode surgir rapidamente, provocando intensa dor de cabeça e boca seca, deve-se beber cerca de 2 a 3 litros de água por dia para hidratar o corpo.

Sobre a Central Nacional Unimed

A Central Nacional Unimed é a operadora nacional dos planos de saúde empresariais da marca Unimed. Sua carteira de clientes é composta por cerca de 1,5 milhão de clientes de grandes corporações brasileiras. Também trabalha com PME e foco regional em Salvador, São Luís, Brasília e São Paulo. Em 2017, a Central Nacional Unimed registrou receita de R$ 5 bilhões (+6,9% em relação a 2016). É considerada uma das melhores empresas para se trabalhar e uma das melhores para se iniciar a carreira. Faz parte do Sistema Unimed, composto por 346 cooperativas médicas presentes em todo o território nacional, que compartilham os valores do cooperativismo e o trabalho para valorização dos médicos e da medicina.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar