Para a atleta Fernanda Surian, nada melhor do que o treino diário para aprender mais sobre companheirismo e competitividade

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Surian
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Olhar para o lado e ver que você tem alguém torcendo por você, não tem preço, certo? Pois para a atleta de alta performance Fernanda Surian, é mais do que isso, no Crossfit, assim como na vida, companheirismo e competitividade andam juntos, então é sempre bom ponderar.

Fonte: Fernanda Surian

Para a atleta Fernanda Surian, 5 anos de Crossfit e competições de peso no currículo, ter um parceiro de treino que te mantenha motivado é fantástico: “nos últimos tempo, comecei a treinar com meu marido, e podemos dizer tanto que passamos a treinar mais, quanto a render mais nos treinos”, revela. Mas ela lembra que o Crossfit é um esporte competitivo, então, trocar a chave do companheirismo para a da competitividade é muito fácil. É preciso estar atento aos sinais e aprender a cada dia.

“A vida é competitiva por si só, e alguns de nós levam isso mais a sério, mas lembrar que tem hora pra competir e hora pra somar é super importante. E especialmente exercitar a postura dentro e fora do box, porque no wod você pode até estar competindo por métricas, mas na vida, ou a gente tá junto ou não tá. Não tem meio termo”, afirma ela. Fernanda cita 4 coisas que ela considera fundamentais na relação de parceria dentro do Crossfit. São elas:

Primeiro, ajudar na motivação

Um do outro, todos os dias. Quando treinamos com alguém, é essa pessoa que te ajuda a não dar migué, a não faltar no treino. É ela que vai te cobrar aquele peso, aquela dedicação. E, da mesma forma, é ela quem vai demandar de você uma mega ajuda motivacional. É uma troca, lembra? Então cobre, também, incentive, também. Pra vida.

Segundo, ajudar a ir além

Pode parecer similar, mas é um patamar a mais na motivação. Ter alguém que conhece sua trajetória pode ajudar você a ir além. Essa pessoa sabe que você pode, ela acredita que você pode e é essa atitude que vai te incentivar também. Te dar a confiança necessária. Faça o mesmo com quem você conhece. Precisamos de mais mãos ajudando do que dando olé.

Terceiro, ajudar a ser humilde

Ficaram felizes por você? Fique feliz pelos outros, também. É o segundo lugar? E daí, se for o seu melhor, tá tudo certo! Não pode fingir que é parceria e ficar só na competição. Ou então ficar sempre se comparando e usar o outro como motivo de frustração. Ficar feliz de forma genuína pelo outro nos faz pessoas melhores.

Quarto, ajudar a separar as coisas

São amigos fora do box, também? Se lá dentro vocês competem, fora não pode ser assim. Parceria de verdade tem altos e baixos, momentos bons e ruins, e momentos que são só da competição. Se não souber separar isso, adeus amizade. Então, aprenda a separar. Essa parceria pode ser o que vai te ajudar nisso!

Ela enfatiza: “pode parecer meio improvável pra quem tá do lado de fora, mas eu gosto de fazer um paralelo entre o crossfit e a “vida real”. Cada dia é diferente, cada pessoa é diferente. E lidar com essa instabilidade da vida que as parcerias nos jogam na cara é algo extremamente enriquecedor. É daí que vem a maturidade. Dentro e fora do box”, finaliza Fernanda.

Sobre Fernanda Surian

Professora de inglês desde 2008, Fernanda já coordenou professores, deu aula fora do Brasil e agora oferece um curso próprio com foco em inglês instrumental. Formada em nutrição, Fernanda foi se especializar no inglês cursando tradução e legendagem. É certificada por Cambridge e pelo CELTA. Em 2014, Fernanda se apaixonou pelo mundo do Crossfit e começou uma carreira de atleta de alta performance. Desde 2016, Fernanda uniu os dois mundos e hoje compartilha em seu blog informações preciosas sobre técnica, treino e autoconhecimento e oferece cursos com foco nesse universo do esporte, para ajudar coaches e alunos a melhorarem seu desempenho.