Brasil,

Acne é uma doença inflamatória e tem cura

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriana Vasconcellos Soares
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Os hormônios sexuais são os principais responsáveis pelo surgimento da acne, que podem comprometer a autoestima e a qualidade de vida de uma pessoa

Com a chegada do verão a acne tende a ficar mais evidente devido ao uso inadequado de produtos como, por exemplo, um protetor solar não indicado para determinado tipo de pele, oleosidade e exposição ao sol em excesso. Muito mais frequente em adolescentes, pode surgir também em adultos, principalmente em mulheres. Além do incômodo das lesões, as espinhas podem comprometer muito a autoestima e a qualidade de vida de uma pessoa.

De acordo com a Dra. Simone Neri, dermatologista da Clínica Medcin, normalmente, os principais responsáveis pelas alterações das características da pele, assim como pelo surgimento da acne são os hormônios sexuais, que começam a serem produzidos na puberdade. As lesões aparecem com mais frequência na face, mas também podem ocorrer nas costas, ombros e peito.

Em adultos, o surgimento da acne ainda pode estar relacionado a situações de estresse ou ao período menstrual, bem como, o uso de alguns medicamentos como corticoides, vitaminas do complexo B, contato com óleos, graxas ou produtos gordurosos.

“A acne não é contagiosa e não está relacionada à “sujeira” da pele ou do sangue. Trata-se de um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilos sebáceos. O tratamento dessa inflamação vai variar de acordo com a gravidade, a localização e em função de características individuais. Há opções tanto de terapia local, quanto por via oral, ou a combinação de ambas. A limpeza de pele, quando bem indicada pelo dermatologista, e bem executada por esteticista treinado, pode ser um ótimo complemento do tratamento das espinhas. Outros procedimentos como peelings químicos, terapias de luz, laser, também podem ser coadjuvantes no tratamento”, explica a Dra. Simone Neri.

O ideal é a acne ser tratada o mais cedo possível porque é uma doença que pode ser controlada e até mesmo curada. Para quem tem acne, o importante é em nenhuma hipótese, manipular (“cutucar, espremer”) as lesões porque isso pode levar à infecção, inflamação e cicatrizes graves.

Prevenção

Se você ainda não tem acne e deseja passar longe dessa inflamação, a prevenção começa com higiene adequada da pele. O uso de um sabonete ou produto de limpeza indicado especialmente para pele oleosa é um bom começo, mas lembre-se, a limpeza excessiva também é prejudicial à pele como um todo (causando irritação) e podendo piorar as lesões. Também deve-se evitar cosméticos que aumentem a oleosidade. A acne tem forte componente genético, e não se relaciona diretamente com a alimentação. “Apesar de vários tabus, não é necessária nenhuma dieta ou restrição alimentar para o tratamento ou prevenção da acne. As pessoas com a inflamação podem se expor ao sol de maneira cuidadosa, racional e orientada, já que as lesões até podem melhorar após no início da exposição solar, porém, essa melhora é apenas temporária e a exposição exagerada só vai piorar do quadro. Atenção!! Acne é uma doença, e como tal, e deve ser tratada por um médico especialista: o Dermatologista”, diz a Dra. Simone Neri.

- Dra. Simone Neri - DERMATOLOGISTA - Possui 25 anos de formação em Clínica Médica e em Dermatologia. É graduada em Medicina pela Universidade de Santo Amaro UNISA, possui residência em Clínica Médica pela Universidade de Santo Amaro UNISA, residência em Dermatologia pela Universidade de Santo Amaro UNISA, é ex-preceptora do Ambulatório de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro UNISA, médica plantonista do Pronto Socorro do Hospital São Luiz, ex-coordenadora médica do Pronto Socorro do Hospital São Luiz Anália Franco. Participa ativamente de Congressos, tanto como ouvinte quanto como palestrante e destaca-se na área de Cosmiatria e Estética com expertise no manejo de Preenchedores, Toxinas e Lasers, sendo uma das poucas profissionais da área a dominar a técnica consagrada de MD Codes de harmonização facial. Na área de inovações em técnicas cirúrgicas, participou de um grupo de estudos no Instituto Butantã no tema Toxina Botulínica em Processos Inflamatórios do Couro Cabeludo, com apresentações em Congressos Nacionais e Internacionais. Já na área da Dermatologia Clínica investe exaustivamente em atualizações científicas, com tratamentos inovadores como os chamados Medicamentos Imunobiológicos em doenças crônicas como Psoríase e Hidrosadenite. Atualmente é dermatologista na Clínica Medcin. CRM 80.919.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar