TOKIO MARINE SEGURADORA

Brasil, 16 de Janeiro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Saiba quando levar o bebê ao dentista

Cuidar de um bebê sempre demanda grande atenção dos pais. São diversas dúvidas que surgem, principalmente para os de primeira viagem, quando se trata dos cuidados relacionados ao bem-estar do novo integrante da família. Quando se trata da saúde bucal, surge a dúvida: Em que momento devo levar meu filho ao dentista? Devo esperar nascer os primeiros dentes? Durante o primeiro ano de vida da criança são estabelecidos os hábitos relacionados à higiene bucal e já é nesta fase que se constrói, por meio da saúde dos dentes de leite, a boa formação dos permanentes.

Para Carmela Bresolin¹, odontopediatra e docente do curso de Odontologia do Centro Universitário FMU, integrante da rede internacional de universidades Laureate, a visita ao dentista deve ocorrer ainda durante a gestação. “Atualmente são realizadas consultas de orientação, chamadas de pré-natal odontológico, ainda quando a mãe está grávida. Esses encontros têm o objetivo de orientar os cuidadores antes mesmo do bebê nascer”.

A profissional alerta que, após o nascimento, o ideal é que a consulta seja realizada com brevidade. “O correto é que a criança seja levada ao dentista o mais cedo possível para uma consulta de prevenção, ou seja, em geral não será necessário realizar tratamentos invasivos logo no primeiro contato com o odontopediatra. A primeira consulta abrange um grande número de orientações aos responsáveis com relação à higiene, dieta, uso racional do flúor (concentração e quantidade), técnica de escovação em cada faixa etária, uso de chupeta e mamadeira, entre outros temas importantes”.

Higiene bucal do bebê

Carmela alerta que, quando o bebê está em amamentação exclusiva e não possui nenhum dente na boca, não é necessário realizar a higiene bucal. O leite materno possui imunoglobulinas que são protetoras e devem ser mantidas na mucosa oral. Entretanto, em casos de refluxo, os pais podem limpar a boca do bebê com gaze ou fralda de pano embebida em soro ou água, apenas para remover os resíduos e o gosto desagradável.

Bebês que iniciaram a introdução alimentar e não possuem dentes, também não necessitam de higienização. A limpeza bucal do bebê deve ser iniciada a partir do aparecimento do primeiro dente temporário (popularmente conhecido por dente de leite) e deve ser a mesma, independentemente do tipo de alimentação. A especialista ressalta que a partir do surgimento dos dentes se faz necessária a escovação após as refeições ou mamadas, principalmente as noturnas.

A docente afirma ainda que, conforme orientação da Academia Americana de Odontopediatria, os pais devem escolher cremes dentais com flúor. “O creme dental recomendado deve sempre possuir flúor. Tão importante quanto a concentração desta substância é a quantidade a ser colocada na escova. Para que o flúor não seja prejudicial no caso de a criança engolir, a quantidade recomendada para pacientes menores de 3 anos é a de um grão de arroz e para os maiores de 3 anos é semelhante a um grão de ervilha. É recomendado também optar por uma escova de dentes macia e de cabeça pequena, com cabo longo, para facilitar o controle dos responsáveis”, finaliza.

¹Carmela Rampazzo Bresolin
Cirurgiã-dentista, Especialista em Saúde Pública e Endodontia, Mestra em Odontopediatria, Doutora em Odontopediatria e docente do curso de Odontologia do Centro Universitário FMU

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias::