Brasil, 16 de Janeiro de 2019

+ F O N T E -

HMI é incluído no projeto Apice On

O Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), da SES-GO - Governo de Goiás, promove desde agosto de 2018 uma série de oficinas e palestras com o intuito de discutir as boas práticas de atenção ao parto e às parturientes internadas no HMI. Com sua inserção no projeto ApiceOn - Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia, a unidade, que é referência no atendimento à crianças, mães e mulheres no Estado de Goiás, busca aprimorar ainda mais sua assistência por meio da qualificação de colaboradores nos campos de atenção e cuidado ao parto e nascimento; planejamento reprodutivo; atenção à mulher em situações de violência; abortamento e aborto legal; pilares fundamentais para o sucesso do projeto.

No projeto, que é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o HMI é avaliado por um Grupo Estratégico Local (GEL), composto por profissionais da própria unidade, responsáveis por elaborar o diagnóstico situacional da unidade e definir os planos de ações. Durante o último encontro, realizado no dia 23 de novembro (sexta-feira), foram apresentados os relatórios multiprofissionais a partir de pontos observados nas evidências científicas e nos direitos e princípios da humanização, que potencializa a parceria entre o MS, hospitais de ensino, como o HMI, e instituições formadoras de todo o Brasil.

Para a mediadora do projeto, Diala Máximo, do MS, “a participação do HMI numa iniciativa dessa magnitude, traz a oportunidade de busca por excelência de atendimento à saúde materno-infantil e na formação de novos profissionais. O ApiceOn é uma espécie de consultoria para os hospitais envolvidos no projeto, para que eles possam alavancar a qualidade nessa assistência que eles já oferecem”, parabenizou. “A partir deste diagnóstico, percebemos que o HMI já executa 70% das práticas médicas e multidisciplinares, mesmo antes de conhecer o projeto. Nisso, ficou claro o compromisso que o HMI possui, diante da assistência ofertada para os nossos pacientes. Isso nos motiva ainda mais a não poupar esforços para chegarmos ao nível máximo”, destacou a gerente de Enfermagem da unidade, Luzia Helena Berigo.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::