Brasil, 26 de Junho de 2019

Evite os quilinhos a mais durante o verão

*por Patricia P. S. Oliveira

O verão é tempo de praia, de carnaval, de dias mais compridos e ensolarados e, para muita gente, período de muita diversão. Além disso, é a estação que acolhe uma das épocas mais festivas do ano, devido os feriados do Natal e Réveillon. Com tantos motivos para festas e comemorações, é comum ganhar alguns quilinhos a mais entre o peru natalino e o champanhe que brinda a virada do ano. Para não ter que correr atrás do prejuízo depois de 1º de janeiro, confira aqui algumas dicas para manter a forma (e a saúde!) neste fim de ano.

Beba muita água - O tempo voa quando estamos nos divertindo, é verdade. Um dia de sol na praia, por exemplo, tem o poder de lavar a alma e fazer com que esqueçamos de todos os problemas do cotidiano. Porém, ter a cabeça leve não nos isenta desta importante necessidade do corpo humano. Ingerir líquidos, principalmente água, já é crucial durante todo o ano – imagine só na praia, com o sol ardendo e atividades que envolvem altos gastos calóricos, como natação ou vôlei. Aqui, vale lembrar: não pense, também, que a tradicional água pode ser substituída por uma cervejinha. O álcool, inclusive, pode acelerar ainda mais a desidratação. Confie no básico: com água e água de coco, não tem erro. Vale até pedir um suco no final da tarde (de frutas e sem açúcar, de preferência);
Evite exageros – a regra vale para o ano inteiro, mas é bom ressaltá-la nesta época. A ceia de Natal traz quitutes culinários incríveis, porém gordurosos. Não há necessidade de passar vontade, é claro, mas também não precisa encher metade do seu prato com aquela coxa de peru enorme. O mesmo vale para o camarão frito da praia, ele é uma delícia e, para muitos, parte essencial de uma praia. Porém, uma porção para dividir entre amigos já basta, em vez de duas, três ou até quatro. Se quiser seguir uma alimentação rigorosa, siga esta receita: metade de seu prato deve conter saladas, e o outro lado deve ser dividido entre uma proteína magra e legumes, arroz (de preferência, integral) ou hortaliças, como batata, aipim ou inhame. E não se esqueça de maneirar no álcool, também. Muita gente gosta de ir para a balada ou pular carnaval com uma cerveja na mão, e não há mal nisso. A dica aqui é: beba uma garrafinha de água entre cada dose de bebida a fim de diminuir seu consumo total.

O verão e o fim do ano são tempos para diversão e relaxamento. Com as dicas acima, você pode curtir à vontade, sem ter que voltar à rotina com quilinhos indesejados na bagagem. Além disso, é possível iniciar desde já o projeto verão 2019-2020.

*Patricia P. S. Oliveira é nutricionista do HSANP, centro hospitalar localizado na zona Norte de São Paulo

Notícias ::