Brasil, 16 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Resultados da pesquisa sobre dieta para cardíacos originam cartilhas do MS

Univali foi a única universidade catarinense a participar do estudo nacional

Os resultados da pesquisa nacional sobre alimentação cardioprotetora que a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) integrou originaram duas cartilhas disponíveis para dowload aqui. O material orienta tanta a população quanto os profissionais da área da saúde em como realizar ou recomendar uma alimentação que diminua os riscos cardíacos.

A Univali foi a única universidade catarinense a participar do estudo encabeçado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital do Coração (HCor) e pelo Ministério da Saúde, que analisou os efeitos de uma dieta brasileira para pessoas com doenças cardiovasculares. A pesquisa foi aplicada em 40 centros de referência em cardiologia nas cinco regiões do Brasil. Em Santa Catarina, os testes ocorreram na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária (USFC) e na Clínica de Nutrição da Univali. Trata-se do maior estudo clínico comparativo realizado em nutrição no Brasil com pacientes cardíacos.

No total, 54 pacientes – com mais de 45 anos e cardiopatas - foram acompanhados, pelo período de quatro anos, por uma equipe formada por nutricionistas, enfermeiros e médicos. Metade deles seguiu a dieta cardioprotetora e outros 50% alimentaram-se conforme orientações que já são de rotina no sistema de saúde.

Na Univali, integraram a pesquisa as professoras Clarice Maria Specht, do curso de Enfermagem, Cristina Henschel de Matos e Claiza Barreta, ambas do curso de Nutrição.

Guia Alimentar

O guia alimentar para a população brasileira preconiza uma alimentação saudável composta por alimentos essencialmente naturais. As cartilhas apontam alimentos benéficos para a saúde do coração e agregam receitas do cotidiano brasileiro, respeitando as peculiaridades culinárias regionais. Antes, a maioria das dietas eram baseadas principalmente na dieta mediterrânea que inclui produtos que não são tipicamente brasileiros. A nova proposta foca nos alimentos nacionais e de fácil acesso.

Nas cartilhas, a alimentação cardioprotetora, também chamada de Dica BR, é simbolizada pela bandeira do Brasil e dividida em grupos alimentares de acordo com as cores da bandeira: verde, amarela e azul. A bandeira do Brasil tem sua maior área representada pela cor verde, seguida pela amarela e pela azul. Assim, o consumo dos grupos alimentares deve seguir a mesma lógica das cores da bandeira.

No grupo verde estão verduras, frutas, leguminosas, leite e iogurte sem gorduras. Já no amarelo constam itens como os pães, cereais, macarrão, tubérculos cozidos, entre outros. O grupo azul reúne alimentos que devem ser consumidos em menor quantidade, como carnes, ovos, queijos brancos e amarelos, e doces caseiros. Há ainda o grupo vermelho, que indica uma lista de produtos que devem ser evitados pelos cardiopatas. Além de dicas brasileiras para cada uma das refeições, as cartilhas destacam outras práticas alimentares saudáveis.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::