Brasil, 14 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Prevenção ao câncer de pele é tema de palestra no HDT

O setor de dermatologia do Hospital Estadual de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT), da SES - Governo de Goiás, gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), realizou no último dia 6 de dezembro no auditório da unidade, uma palestra com o dermatologista Danilo Teixeira, sobre câncer de pele. O encontro faz alusão ao “Dezembro Laranja” mês escolhido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para difundir o tema como forma de prevenção à doença que já representa mais de 30% dos tumores malignos no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada ano surgem cerca de 180 mil novos casos de câncer de pele no país.

O dermatologista Danilo Teixeira explica que o melanoma é o tipo de câncer de pele mais agressivo, com taxa de mortalidade muito alta. “A exposição solar exagerada na infância pode contribuir para o surgimento do melanoma na fase adulta em torno dos 20 a 40 anos, por isso, a importância da prevenção; pessoas mais esclarecidas tendem a cuidar melhor da saúde. Diante de dúvidas que surgem após eventos de esclarecimento como esse, penso que tanto nossos colaboradores quanto nossos pacientes vão ficar mais atentos em relação à doença e o nosso objetivo de despertar para o tema, foi alcançado”, afirmou.

A tutora em residência multiprofissional da Fisioterapia, Márcia Andreia Gonçalves Leite gostou muito da palestra. “A discussão dos casos de câncer de pele foram muito pertinentes e eu achei muito interessante a iniciativa, uma vez que nós profissionais de saúde, também precisamos ouvir sobre promoção e prevenção de saúde. Sempre é bom relembrar sobre a exposição solar, que é cercada por vários mitos. Dúvidas sobre o tempo de exposição ao sol e o uso correto do protetor solar foram esclarecidas e saio agradecida pela oportunidade”, concluiu.

Fatores de risco e prevenção

Ainda durante a palestra, Danilo Teixeira apresentou os principais fatores de riscos que podem ocasionar o câncer de pele, por exemplo, a maior sensibilidade das pessoas de pele, cabelos e olhos claros, idosos, casos de câncer na família, sardas, mais de cinquenta pintas pelo corpo, entre outros.

Já as formas de prevenção são: usar protetor solar ao acordar; reaplicar o produto a cada duas horas, sendo que nos casos de transpiração excessiva diminuir esse intervalo; passar protetor após sair da água; e fazer uso de chapéu e roupas que cubram todo o corpo.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::