Brasil, 18 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Hospital Veterinário da Anhembi Morumbi conta com um dos maiores bancos de sangue para pets do Brasil

Cães e gatos, assim como seus tutores, podem precisar de transfusão de sangue e a ação dos doadores é fundamental para garantir a recuperação dos pets

A transfusão de sangue em animais acontece há tempos na Medicina Veterinária e, da mesma forma que ocorre com humanos, elas acontecem quando os animais são vítimas de acidentes, entram em um quadro de hemorragia, adquirem doenças transmitidas pelo carrapato, sofrem algum tipo de intoxicação ou mesmo passam por um tratamento específico, como o de câncer.

Desde a implantação do Banco de Sangue Veterinário é possível otimizar a captação dos doadores em um modelo com a máxima biossegurança, para evitar que doenças sejam transmitidas pela transfusão. Além disso é possível fracionar a bolsa de sangue total e obter com isso hemocomponentes, entre eles, concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e plasma fresco. A prática torna mais eficiente a utilização do material, pois uma única bolsa pode salvar até 3 outros pets.

O Hospital Veterinário Anhembi Morumbi é o único que disponibiliza este serviço de banco de sangue entre os hospitais de escolas particulares e está preparado para receber os pets doadores. O processo de doação de sangue de animais é bastante similar ao dos humanos e a ação é benéfica para todos os envolvidos, inclusive para o pet doador, pois além de auxiliar no tratamento de outro bichinho, o doador tem o sangue totalmente analisado por meio de exames gratuitos, funcionando como um ‘check up’ para o doador.

Para ser doador o animal precisa atender alguns pré-requisitos:
- Peso mínimo de 25 quilos para cachorro e entre 4 e 5 quilos para gatos;
- A idade deve ser entre um e oito anos;
- Deve ter temperamento dócil;
- Deve ser vacinado e ter em dia o controle de carrapatos e pulgas;
- Não pode ter processo cirúrgico recente (2 a 3 meses).
- Apresentar temperamento dócil

Após a coleta, o sangue passa por uma média vinte exames para certificar que o animal doador está bem no que diz respeito a parte ambulatorial. Estando resultado adequado, o pet passa a fazer parte do banco de doadores. Cada doação pode acontecer com intervalos de dois meses e são retirados cerca de 20 ml por quilo, sem qualquer prejuízo para o bichinho.

É importante destacar que a doação – coleta da bolsa – leva em torno de 15 minutos. O período inteiro com a realização dos exames necessários, leva entre 1h e 1h40 e cada bolsa ajuda, no mínimo, outros três animais. O sangue retirado do doador é reposto em média de 21 dias.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::