Brasil, 22 de Abril de 2019

+ F O N T E -

Hospital Santa Catarina promove ação para reforçar higienização das mãos

Na semana do Dia Mundial de Higienização das Mãos (5 de maio), o Hospital Santa Catarina, pertencente à Associação Congregação de Santa Catarina, lança ação para reforçar a importância do ato de higienizar as mãos. A Instituição alerta que a rotina de higienização, considerada simples, é também a mais eficaz e de maior importância na prevenção e controle da disseminação de infecções.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que infecções hospitalares atingem 14% dos pacientes internados no Brasil e representa cerca de 100 mil mortes por ano. Para a entidade, a higienização adequada das mãos ajudaria a reduzir aproximadamente 70% dos alarmantes casos.

Com o mote ‘Mãos limpas, mãos que salvam’, a Instituição – que tem como política reduzir cada vez mais qualquer risco que envolva o paciente - realizará no mês de maio exposição de fotos no boulevard do hospital (piso térreo). Assinadas pelo fotógrafo Victor Daguano, as imagens mostrarão diferentes profissionais em ação que remete ao cuidado limpo e seguro em momentos importantes dos procedimentos, como no centro cirúrgico, salas de reabilitação e exames, durante os atendimentos e visitas no ambulatório e internação, entre outras situações-chave da rotina de um hospital.

A Instituição realizará também concurso interno de fotografia com os colaboradores. As melhores serão selecionadas para a campanha “paredes falantes”, que promove a implantação de lembretes sobre a importância da higiene correta das mãos nas paredes do hospital. Por fim, os colaboradores e visitantes de todas as áreas assinarão também o “Livro de Compromisso da Higiene de Mãos”. A ideia é reforçar a preocupação do profissional com o hábito de sempre higienizar as mãos.

“Por meio do consumo de álcool em gel, conseguimos monitorar como anda a prática desta importante ação nas diferentes áreas e equipes do hospital. A meta, quando falamos sobre o tema, é diminuir ainda mais os eventuais riscos que o paciente fica exposto em qualquer Instituição de saúde”, esclarece Glaucia Varkulja, infectologista do Hospital Santa Catarina (SP).

Sobre o Hospital Santa Catarina

O Hospital Santa Catarina, que completou 110 anos de fundação em 2016, prima pela excelência no atendimento seguro e humanizado. Referência de qualidade em serviços de saúde no Brasil, atende desde pequenos procedimentos até cirurgias de alta complexidade. A instituição filantrópica é parte da Associação Congregação de Santa Catarina, a qual compõe uma rede social que atua nos eixos da saúde, educação e assistência social. Congrega cerca de 17 mil colaboradores, distribuídos em diversas obras sociais e programas de apoio em oito Estados brasileiros.

Com infraestrutura moderna, equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados, o Hospital Santa Catarina dispõe de 240 leitos de internação, 75 leitos de UTI, 16 salas de cirurgia, cinco Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs neurológica, cardiológica, pediátrica, geral e multidisciplinar) e pronto atendimento 24 horas.

Na semana do Dia Mundial de Higienização das Mãos (5 de maio), o Hospital Santa Catarina, pertencente à Associação Congregação de Santa Catarina, lança ação para reforçar a importância do ato de higienizar as mãos. A Instituição alerta que a rotinade higienização, considerada simples, é também a mais eficaz e de maior importância na prevenção e controle da disseminação de infecções.

Com o mote ‘Mãos limpas, mãos que salvam’, a Instituição – que tem como política reduzir cada vez mais qualquer risco que envolva o paciente- realizará no mês de maio exposição de fotos no boulevard do hospital (piso térreo). Assinadas pelo fotógrafo Victor Daguano, as imagens mostrarão diferentes profissionais em ação que remete ao cuidado limpo e seguro em momentos importantes dos procedimentos, como no centro cirúrgico, salas de reabilitação e exames, durante os atendimentos e visitas no ambulatório e internação, entre outras situações-chave da rotina de um hospital.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::

Siga-nos ::