Brasil, 14 de Novembro de 2018

+ F O N T E -

10 de novembro: Dia Mundial do Ceratocone

Doença ocular é pouco conhecida e está relacionada ao hábito de coçar os olhos

O Ceratocone é uma doença da córnea pouco conhecida, que assusta os pacientes quando diagnosticada. É caracterizada por um afinamento e deformação progressiva da córnea, podendo ser controlada em suas diversas fases, como explica o Dr. Gustavo Bonfadini, coordenador de transplantes de córnea do Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro (IORJ). “As pessoas não devem ficar apreensivas com o diagnóstico, pois conseguimos obter bons resultados com o tratamento”. A doença, geralmente bilateral, começa a se desenvolver na idade jovem e está muito relacionada ao hábito de coçar os olhos.

Os sintomas são visão borrada, embaçada e distorcida, tanto de perto quanto de longe. O paciente também pode sentir outros tipos de desconforto, como dor de cabeça, fotofobia e coceira excessiva. O Ceratocone está associado a fatores hereditários, mas sua causa é desconhecida. Também existe uma relação com alergia ocular, em que o paciente pode ter uma piora da visão decorrente do ato constante de coçar os olhos.

“A melhor forma de prevenção é evitar esfregar ou coçar os olhos excessivamente, além de tratar alergias de maneira adequada, para que não haja um trauma contínuo”, explica o Dr. Gustavo. No Dia Mundial do Ceratocone, que acontece todo 10 de novembro, médicos e entidades da Oftalmologia unem esforços para uma campanha de prevenção à doença.

Ceratocone é uma das principais causas para transplante de córnea

Quando a alteração da córnea atinge apenas algumas camadas, há a possibilidade de um transplante seletivo para corrigir o Ceratocone, como explica o Dr. Gustavo. “Temos um equipamento que prepara a córnea doadora, possibilitando ao cirurgião manusear essa parte que será transplantada”. É diferente do transplante tradicional, em que há troca de toda a córnea.

Segundo o médico, o transplante de córnea é o mais bem-sucedido entre os transplantes de órgãos sólidos na medicina, sendo o Ceratocone uma das principais causas para a cirurgia. “Para pacientes com Ceratocone, o transplante é indicado quando os óculos e as lentes de contato não são suficientes para a correção visual. No entanto, quando tratados de forma adequada, menos que 10% dos casos evoluem para transplante”, finaliza.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::