Brasil, 19 de Novembro de 2018

+ F O N T E -

10 de novembro é o Dia do Trigo. Em comemoração à data, nutricionista explica os benefícios do grão para a saúde

No próximo dia 10 de novembro é comemorado o Dia do Trigo. Para celebrar a data, a Abitrigo (Associação Brasileira da Indústria do Trigo) preparou uma matéria especial sobre o grão, que é fonte de energia, vitaminas e proteínas e pode ser moído, dando origem à farinha de trigo, utilizado integralmente ou separado em seus componentes.

O consumo da farinha de trigo e de seus derivados - como pães, massas, bolos, biscoitos - além de gostoso é fundamental para uma alimentação saudável e equilibrada. De acordo com a consultora em nutrição Vanderli Marchiori, o cereal em questão é fonte de carboidratos, proteínas, gordura, fibra, cálcio, ferro, ácido fólico. "O trigo é um dos principais fornecedores de energia para o nosso dia a dia, atua na prevenção de diversas doenças e fornece vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. Em falta, resulta em cansaço, fadiga muscular, alteração do sono, câimbras e perda de massa magra", diz. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), o trigo é o segundo alimento mais consumido no mundo. Só em 2017, foram consumidas mais de 740 milhões de toneladas.

O processo de moagem do grão dá origem a uma proporção de, em média, 75% de farinha e 25% de farelo de trigo. No mercado há uma grande variedade de farinhas refinadas brancas e amarelas (especiais), integrais (grossa e fina), farelo, fibra, gérmen, além dos pães, massas, e outros produtos à base do cereal. "As farinhas podem ser enriquecidas também com ingredientes como ferro e ácido fólico, tornando os alimentos ainda mais saudáveis e nutritivos", explica Vanderli.

Conheça as diferenças, propriedades e benefícios do trigo e de cada tipo de farinha na alimentação:

Farelo – fonte de fibras insolúveis, vitaminas do complexo B, zinco e potássio, entre outros minerais, o farelo de trigo acelera o trânsito intestinal e ajuda a reduzir o risco para de câncer nesta região do organismo.

Farinha de trigo branca – considerada uma das principais bases da alimentação dos povos em todo o planeta, é indicada para ser consumida no dia a dia, pois contribui para a digestão e manutenção da boa forma. Fonte de carboidratos, também ajuda a espantar a insônia e a ansiedade, aumenta a capacidade de concentração e a disposição física, reduz o risco de doenças coronárias, mantêm a flora intestinal saudável e controla os níveis de colesterol.

Farinha de trigo integral – obtida pelo acréscimo do farelo à farinha branca, ou extraída no início do processo de moagem, além de ser fonte fibras, possui altos teores de vitaminas, sais minerais e proteínas, fatores que ajudam a reduzir o estoque de gordura no abdômen e diminuir os riscos de doenças cardíacas.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::