Brasil, 14 de Novembro de 2018

+ F O N T E -

12 de novembro - Dia Mundial contra a Pneumonia: como prevenir a doença

Dia 12 de novembro é o Dia Mundial contra a Pneumonia. A doença é uma infecção respiratória grave, caracterizada por tosse, febre e secreção. Ela é uma das principais causas de hospitalização no Brasil e no mundo, sendo que cerca de 1,2 milhão de crianças morrem anualmente em decorrência desta enfermidade.1 A forma mais eficiente de prevenção contra a doença é a vacinação.2

Atualmente, a cobertura vacinal para a prevenção da pneumonia, causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae ou pneumococo, está abaixo do recomendado no país, apesar da vacina ser gratuita nos postos de saúde para crianças menores de cinco anos.3,4,5,6,7 Dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), atualizado em agosto de 2018, apontam que a cobertura vacinal do esquema primário chegou a 86% em 2017 e da vacinação de reforço, a apenas 74%.3,4 Comparando com 2016, houve uma queda de 10 pontos percentuais no país, quando a cobertura era de 95% para a primeira dose e 84,10% para o reforço.3,4

Em 2016, a pneumonia foi a maior causa de mortalidade infantil por doenças infecciosas no mundo. Essa informação foi observada ao analisar crianças menores de 5 anos.10

Causas e transmissão

A pneumonia é causada por diversos agentes infecciosos, incluindo vírus, bactérias e fungos, e pode ser transmitida de algumas maneiras.2 Os vírus e bactérias que são encontrados no nariz ou na garganta de uma criança podem infectar os pulmões se forem inalados. Além disso, os vírus e as bactérias também podem se espalhar através de uma tosse ou espirro, e até mesmo pelo sangue, especialmente durante e logo após o nascimento.2

Sintomas

Os principais sintomas de uma pneumonia aguda são tosse constante, febre, gemidos por causa de problemas respiratórios, dificuldade para se alimentar, apatia, prostração, e aumento da frequência respiratória. As crianças que manifestarem esses sinais devem ser levadas para atendimento médico imediato para tratamento adequado.

Doença Pneumocócica

A bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo) é a principal causa de pneumonia e de doença invasiva em crianças com menos de cinco anos, por doenças preveníveis através da vacinação.11

O pneumococo causa doenças que atingem o sistema respiratório, a corrente sanguínea e o cérebro. São classificadas em dois tipos: Doença Pneumocócica Invasiva (DPI) – meningite, sepse e alguns tipos de pneumonia, – e Doenças Não Invasivas, consideradas de menor gravidade, que incluem outros tipos de pneumonia e otite média.9

Prevenção

A forma mais eficiente de prevenir a doença pneumocócica e, consequentemente, prevenir a principal causa de pneumonia em crianças, é a vacinação.2,9 O Calendário de Vacinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda a administração de duas doses da vacina pneumocócica 10-valente (conjugada) idealmente aos 2 meses e aos 4 meses de idade e vacinação de reforço aos 12 meses.6

A vacina pneumocócica 10-valente (conjugada) está disponível gratuitamente nos postos de saúde para crianças menores de cinco anos.6,7

Além da vacinação, outras formas de prevenção da doença em crianças são: lavar as mãos regularmente, garantir uma nutrição saudável, não compartilhar mamadeiras, copos e utensílios de cozinha, e beber água potável.12,13

*Material dirigido ao público em geral. Por favor, consulte o seu médico.

Sobre a GSK

Uma das indústrias farmacêuticas líderes no mundo, a GSK está empenhada em melhorar a qualidade da vida humana permitindo que pessoas façam mais, vivam melhor e por mais tempo. Para mais informações, visite www.gsk.com.br.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::