Brasil, 19 de Novembro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Uso indiscriminado de colírios pode desencadear problemas como crise de hipertensão

A indicação médica é fundamental para evitar efeitos colaterais graves e avaliar doenças preexistentes

Muitas pessoas têm costume de utilizar colírios, comprados sem receita médica, sempre que sentem os olhos ressecados ou vermelhos. Mas, essa atitude pode ter consequências perigosas, que incluem até aumento de pressão arterial. “O colírio é um meio de veiculação de uma medicação. Assim como existem diversos tipos de comprimidos, também existem diversos tipos de colírios para diferentes doenças. Sem orientação médica adequada, alguns colírios podem ter efeitos colaterais graves, como desenvolvimento de glaucoma, catarata e de uma crise hipertensiva. Além disso, existem colírios que são contraindicados para algumas doenças preexistentes”, ressalta Dra. Ana Paula Canto, oftalmologista da Clínica Canto.

Um dos colírios que costuma ser muito utilizado indiscriminadamente é o que possui vasoconstritores em sua composição. Mas, para quem tem hipertensão, esse tipo de medicamento é contraindicado. “Eles fazem uma vasoconstrição dos vasos dos olhos, ou seja, tem como efeito deixá-los mais brancos, o que às vezes, é o atrativo do colírio. Porém, ele pode causar vasoconstrição de vasos sistêmicos, levando a uma crise hipertensiva arterial, isto é, aumentando muito a pressão arterial do corpo”, alerta Dra. Ana Paula Canto.

Segundo a oftalmologista, as doenças preexistentes são um dos fatores que influenciam na indicação de um colírio pelo oftalmologista “Assim como pessoas com hipertensão arterial não devem usar colírios com vasoconstritores, quem tem glaucoma não pode utilizar colírio de corticoide sem acompanhamento do oftalmologista e, inclusive, alguns colírios para glaucoma são contraindicados para quem tem asma”, exemplifica.

Cada doença oftalmológica necessita de um colírio específico para o tratamento, que pode ser antibiótico, antiinflamatório não hormonal, lubrificante, corticoide, imunossupressores, antialérgicos ou de tratamento para glaucoma e para quimioterapia ocular. “Somente o oftalmologista pode saber qual é o colírio indicado em cada caso. Além disso, alguns tratamentos necessitam de um acompanhamento”, explica Dra. Ana Paula Canto. “Caso uma pessoa utilize colírios de corticoide sem prescrição e sem acompanhamento, podem ocorrer glaucoma e catarata. Colírios antibióticos utilizados sem necessidade aumentam a resistência da bactéria a antibióticos, deixando-a mais ‘forte’ e dificultando o tratamento ou cura”, salienta.

Em alguns casos, os colírios podem continuar sendo utilizados pelo paciente sem um acompanhamento médico frequente. “Os colírios prescritos para a Síndrome do Olho Seco e as alergias oculares costumam ser um tratamento de uso contínuo. Mas, para saber qual o colírio correto, sem risco de contraindicações, é essencial consultar um oftalmologista”, aponta a oftalmologista.

Os cuidados também valem para as crianças. “No geral, as crianças não devem usar colírios que contenham corticoide em sua composição, salvo em alguns casos específicos, desde que prescrito e acompanhado pelo médico”, afirma Dra. Ana Paula Canto.

A oftalmologista lembra ainda que é fundamental sempre ficar atento ao prazo de validade dos colírios. “A validade escrita na embalagem e no rótulo se refere somente ao produto lacrado. Após aberto, essa validade muda, e pode ser de sete dias a seis meses. Essas informações sempre devem ser checadas na bula do colírio”, orienta a oftalmologista.


Sobre a Clínica Canto

Com mais de 30 anos, a Clínica Canto, de Curitiba, oferece serviços de oftalmologia com médicos especializados, priorizando a qualidade diagnóstica e terapêutica para seus pacientes. Com duas unidades em Curitiba, no Centro e no Seminário, oferece moderna e completa infraestrutura para exames simples ou de alta complexidade e cirurgias oftalmológicas. Mais informações no site www.clinicacanto.com.br.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo