Brasil, 19 de Novembro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Novembro Azul - Mês da Saúde do Homem

Novembro é o mês da campanha dedicada à conscientização sobre a relevância da prevenção e do diagnóstico precoce ao câncer de próstata. Segundo o INCA, este é o segundo tipo mais comum de tumores entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, e são estimados 68.220 novos casos da doença no país em 2018.

De acordo com o Dr. Bruno França, oncologista e diretor médico do CON, a alta incidência está diretamente relacionada ao aumento da expectativa de vida da população, uma vez que o principal fator de risco é a idade. Outras condições que aumentam a probabilidade de ocorrência são o histórico familiar em parentes de 1º grau (pais e irmãos), a raça negra, alimentação rica em gordura e a obesidade.

Nos últimos anos, foi observado grande crescimento no número de casos da doença. Para a população masculina em geral, são indicados exames de dosagem do PSA, consulta com urologista e toque retal a partir dos 50 anos. Já para homens com histórico familiar, o rastreio é indicado a partir dos 45 anos.

“A disseminação do exame de sangue de PSA (antígeno específico prostático) provocou um aumento significativo no diagnóstico de câncer de próstata, pois desencadeou um maior número de procedimentos como a biópsia prostática guiada por ultrassonografia ou ressonância. A grande vantagem é permitir diagnosticar a doença em seu estágio mais inicial, aumentando as chances de cura dos pacientes. Nesses casos, eles podem se submeter a um menor número de intervenções ou medidas terapêuticas. Nem todo paciente com diagnóstico de câncer de próstata deverá se submeter a uma intervenção, seja por cirurgia, radioterapia ou medicamentosa. O contexto de cada paciente tem que ser analisado e isso implica em se considerar as comorbidades (doenças associadas), a idade e a fragilidade de cada um”, esclarece o especialista.

Entre os principais sintomas da doença estão dificuldade ou dor ao urinar, redução ou lentidão do jato urinário, sangramento na urina, sangramento no esperma, aumento da frequência urinária noturna, dor óssea, incontinência urinária, impotência e distúrbios relacionados também à evacuação (sangramento, dor e dificuldade para evacuar).

Amplos cuidados com a saúde do homem

A campanha Novembro Azul não aborda apenas o tumor de próstata, mas a importância de cuidados mais amplos com a saúde do homem que esbarram, muitas vezes, em fatores culturais. “O homem se caracteriza por dedicar muito pouco tempo para cuidar de sua saúde, seja por preconceito, desleixo consigo mesmo ou a tradicional desculpa da falta de tempo, onde outras questões tornam-se prioritárias e a saúde é esquecida. Embora as campanhas de informação e conscientização estejam intensificadas, focando em prevenção e na detecção precoce do câncer de próstata, o maior obstáculo ainda é o preconceito e a ignorância em relação a questões de masculinidade. O exame urológico de toque ainda é um tabu”, diz Dr. Bruno.

Segundo o oncologista, os cânceres de testículo e de pênis estão entre as doenças que também exigem atenção do homem. O câncer de pênis está estreitamente relacionado aos péssimos hábitos de higiene íntima, além de relação sexual com múltiplas parceiras, não utilização de preservativos e infecção pelo HPV (papiloma vírus humano). Cuidados e medidas preventivas, como a boa higiene pessoal, um comportamento sexual responsável e a vacinação em idade pré-púbere para mulheres e homens contra o HPV são recomendados. Outro fator de risco é o tabagismo.

“Embora o câncer de pênis tenha uma incidência relativamente alta no Brasil, principalmente nas regiões norte e nordeste, ele não conta com um programa ou protocolo de rastreamento. Isso se deve porque a doença não faz parte do segmento de tumores mais comuns em nível nacional e mundial”, explica França.

Já para o câncer de testículo, os fatores de risco são a criptorquidia, condição na qual os testículos não se encontram dentro da bolsa escrotal no momento do nascimento e, também, o uso ou abuso de esteroides anabolizantes.

De uma forma geral, para a prevenção aos tumores citados que acometem os homens é recomendada a adoção de hábitos saudáveis de vida, incluindo uma alimentação balanceada, equilibrada e rica nos mais diversos nutrientes; a prática regular de atividades físicas para combater a obesidade e o sedentarismo; não fumar; não ingerir bebida alcoólica em excesso; vacinação anti HPV previamente ao início de relações sexuais; comportamento sexual responsável e seguro; além de higiene pessoal adequada.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo