Brasil, 27 de Março de 2019

• Comentarios (1)
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Perigos da drenagem linfática, vascular comenta

A simples drenagem linfática, feita em inúmeras clínicas estéticas brasileiras, é uma arma no combate ao edema e que pode melhorar o aspecto dos membros inferiores. O que pouca gente sabe é que esse procedimento pode ser feito de maneira inadequada e além de não alcançar o efeito prometido pode ainda proporcionar, em casos extremos, riscos para a saúde. O cirurgião vascular Dr. Caio Focassio, da capital paulista, explica que em casos de trombose, a drenagem pode colocar a vida do paciente em risco, uma vez que pode ajudar os trombos – que são coágulos de sangue – a se locomoverem pelo organismo e, caso cheguem ao pulmão, há chances da pessoa ter uma embolia pulmonar e, em casos extremos, pode levar até a morte.

Dentre os principais sintomas de trombose venosa profunda estão dor nas pernas, inchaço, mudança na coloração da perna, calor local, entre outras. O cirurgião vascular alerta ainda que pessoas com varizes podem sentir um certo alívio ao realizar o procedimento, pois ele reduz o edema dos membros inferiores, mas que é preciso muita atenção: “O médico precisa ser consultado antes da realização dos exames para dar um aval e liberar a paciente para a drenagem. No caso de pessoas com trombose venosa profunda aguda, por exemplo, a drenagem linfática está terminantemente proibida”, completa. A dica é sempre ficar atento, consultar um médico e não se deixar levar pela popularização da drenagem em clínicas espalhadas por aí.

FONTE: Dr. Caio Focássio

Cirurgião vascular formado pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Pós graduado em Cirurgia Endovascular pelo Hospiten – Tenrife (Espanha). Médico assistente da Cirurgia Vascular da Santa Casa de São Paulo. www.drcaio.com.br