Brasil, 20 de Novembro de 2018

+ F O N T E -

Hospital São Camilo utiliza "Escape Room" como estratégia de treinamento de enfermagem

O jogo desenvolve habilidades comportamentais dos participantes capacitando-os para identificar sinais vitais que antecedem uma parada cardiorrespiratória

O “Escape Room”, jogo em que os participantes precisam desvendar enigmas para conseguir escapar de um cenário, agora também é uma importante ferramenta de treinamento profissional. A estratégia é utilizada pela Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo durante a Semana do TRR (Time de Resposta Rápida), que acontece entre os dias 8 e 10 de outubro.

A campanha anual desenvolvida pelo Serviço de Educação Continuada e Corporativo, além do Grupo de TRR, promove ações junto à equipe de Enfermagem da Clínica Médica, Cirúrgica e Oncológica, com o intuito de disseminar e reforçar informações sobre o Protocolo de Acionamento do Código Amarelo (código para evitar parada cardiorrespiratória).

O treinamento prepara os profissionais para detectar precocemente alterações de sinais vitais que pacientes podem apresentar entre 6 e 8 horas antes de sofrer uma parada cardiorrespiratória.

Com a adaptação do jogo de Escape Room, além de trabalhar o conteúdo técnico do curso, também são desenvolvidas as habilidades comportamentais como: empatia, cooperação, interação, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, inovação e gestão de crise.

Ao final do treinamento, os participantes são capazes de aplicar o fluxo de identificação e acionamento do Código Amarelo. Esse exercício é de suma importância para as equipes que atendem aos pacientes internados em unidades não críticas, porque possibilita a avaliação clínica e intervenção terapêutica precoce, reduzindo o número de intercorrências clínicas graves.

Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo

A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo é composta por três modernos hospitais que fazem parte da história da capital paulistana: Pompeia, Santana e Ipiranga. Excelência médica, qualidade diferenciada no atendimento, segurança, humanização e expertise em gestão hospitalar são seus principais pilares de atuação. As Unidades têm capacidade para atendimentos eletivos, de emergência e cirurgias de alta complexidade, como transplantes de medula óssea. Hoje, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo presta atendimento em mais de 60 especialidades, oferece ao todo 736 leitos e um quadro clínico de mais de 3,7 mil médicos qualificados. Seus hospitais possuem importantes acreditações internacionais, como a da Joint Commission International (JCI), renomada acreditadora dos Estados Unidos reconhecida mundialmente no setor e a Acreditação Internacional Canadense. A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo faz parte da Sociedade Beneficente São Camilo, uma das entidades que compreende a Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos), uma entidade religiosa presente em mais de 30 países, fundada pelo italiano Camilo de Lellis, há mais de 400 anos. No Brasil, desde 1928, a Rede conta com expertise e a tradição em saúde e gestão hospitalar.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::