Brasil, 20 de Novembro de 2018

+ F O N T E -

Exame de sangue não precisa ser sinônimo de dor para as crianças

Médico da Unimed Laboratório dá dicas para tranquilizar os pequenos

É comum as crianças temerem as picadas de agulha. Seja na hora de tomar uma vacina ou de fazer coleta de sangue. A maioria dos pequenos sofre quando o assunto é injeção e esse tipo de reação gera estresse e pode interferir nos resultados de alguns exames. “A ansiedade e o nervosismo no momento da coleta de sangue podem elevar hormônios como o cortisol, adrenalina e o de crescimento, alterando os resultados”, explica o diretor médico da Unimed Laboratório, Mauro Scharf.

Para minimizar o estresse e até mesmo evitar traumas é necessário que os pais estabeleçam uma relação de confiança com seus filhos e falem a verdade. “Cada criança reage de uma forma, por isso é importante ter sensibilidade para perceber o medo e auxiliar nesse momento para tranquilizá-la.”

O médico explica que não adianta mentir. Contar para a criança como vai ser o exame e explicar para ela como tudo funciona pode ajudar bastante. “Dizer que vai doer só um pouquinho e que logo vai passar acalma a criança. Mesmo assim, os pais precisam saber que ela vai chorar e que o choro faz parte. Não reprima, nem a deixe mais ansiosa. O indicado é agir com naturalidade e passar segurança. Diga palavras de conforto e carinho.”

A equipe de coleta e o ambiente também influenciam. Um local mais colorido, lúdico e um atendimento personalizado fazem toda a diferença. “Se a criança é recebida em um espaço acolhedor, por um profissional qualificado para esse atendimento, ela se sentirá mais segura e a coleta de sangue passará a ganhar novos significados na vida dela”, afirma Scharf.

Conforto e atendimento humanizado são prioridades da Unimed Laboratório. Especialmente para o público infantil, a empresa criou recentemente a Turminha Monstrinhos Saudáveis. Quatro personagens, cada um com um perfil, tornam o atendimento às crianças mais divertido. Eles ilustram o “Certificado de Bravura” e estão representados em materiais para colorir, painel e plaquinhas para as crianças tirarem fotos no laboratório. “Cada personagem representa a personalidade de muitos dos nossos pequenos pacientes e acreditamos que pais e filhos irão se identificar com eles”, comenta Carolina Mello Dorneles, responsável pelo marketing.

Além dos mascotes, na Megaunidade as crianças são recebidas no espaço kids, que tem uma ampla área de lazer com parquinho e uma sala de estar colorida com televisão e programação infantil, além de uma parede toda de quadro-negro para as crianças exercitarem a criatividade.

Sobre a Unimed Laboratório

A Unimed Laboratório é uma rede laboratorial com unidades de coleta distribuídas nos principais pontos de Curitiba e Região. Uma estrutura completa para cuidar da saúde e do bem-estar com a qualidade de serviços e de atendimento Unimed. A Megaunidade da Unimed Laboratório (Av. Iguaçu, 1815, Água Verde) proporciona a visualização do local no qual as análises são realizadas, ambiente próprio para crianças, equipamento especial para encontrar veias difíceis na coleta de sangue, pesquisa de qualidade on-line e café especial para o desjejum. Mais informações no site www.unimedlab.com.br/.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::