Brasil, 20 de Novembro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Dr. Sergio Talarico fala sobre os tipos de micose de pele

Dermatologista comenta características da doença

Causada por fungos, as micoses de pele pode atingir qualquer região do corpo. Em geral, os microrganismos se proliferam em ambientes quentes e úmidos, e por isso, há maior incidência de casos durante o verão.

Dr. Sergio Talarico, da clínica Talarico Dermatologia, explica quais são os tipos mais comuns da micose de pele e como tratá-los.

Pitiríase Versicolor, conhecida popularmente como “pano branco”, é causada pelos fungos do gênero malassezia. A doença se manifesta através de manchas brancas agrupadas ou isoladas que são descamativas. Costumam aparecer na parte superior dos braços, tronco, pescoço e rosto. A Pitiríase Versicolor também pode causar manchas escuras ou avermelhadas, por isso tem esse nome. Nesses casos, o tratamento pode ser feito com medicamentos antifúngicos tópicos ou orais.

Candidíase: causada pelo fungo cândida, pode acometer a pele, a boca e até mesmo as unhas. A baixa imunidade, tratamentos prolongados com antibióticos e exposição à situações de umidade e calor favorecem a proliferação do fungo. Dependendo da região, a candidíase se manifesta de diferentes maneiras, por exemplo, em áreas como dobras podem surgir placas avermelhadas e fissuras. Em geral, o tratamento é feito com antifúngicos tópicos e sistêmicos.

Tineas (tinhas): tipo de micose causada por fungos que se alimentam da queratina da pele, pelos e unhas. Podem ser encontrados em animais, no solo e em outras pessoas. Entre os sintomas, a tinhas apresentam coceira e se manifestam com o aparecimento de manchas avermelhadas com superfície escamosa, com pequenas bolhas e crostas e bordas delimitadas. Para tratá-la, o médico poderá indicar antifúngicos locais ou orais.

Para evitar a proliferação dos fungos na pele, o Dr. Sergio indica cuidados simples que são muito eficientes. “Após o banho, é recomendado secar muito bem o corpo, principalmente dobras como axilas, virilha e dedo dos pés. Além disso, é indicado evitar andar descalço em locais úmidos como vestiários, saunas e próximo de piscinas e vestir roupas leves e arejadas. Ao perceber alterações na pele, busque um dermatologista que poderá diagnosticar e realizar o tratamento adequado”, aconselha o doutor.

Sobre Dr. Sergio Talarico

Formado pela Escola Paulista de Medicina no ano de 1974 após completar seu treinamento em Dermatologia, na mesma Escola realizou seu aperfeiçoamento no “Hôpital Saint Louis – Paris” nos anos de 1977-1978 onde obteve o título de Professor Assistente da Universidade de Paris. Contratado desde seu retorno pela então Escola Paulista de Medicina, desempenha função docente nesta Instituição. Atualmente, ocupa o cargo de Chefe do Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo.

Membro das: Sociedade Brasileira e Dermatologia,

Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica,

Colégio Ibero Latino Americano,

Academia Americana de Dermatologia,

Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia,

Academia Internacional de Dermatologia Cosmética e

Membro Honorário da Sociedade de Cirurgia Dermatológica da Flórida.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo