Brasil, 11 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Dia Mundial da Psoríase: Dra. Sabrina Talarico explica causas e sintomas para combater o preconceito

Dia 29 de outubro é uma data importante para esclarecer dúvidas sobre a doença

O dia 29 de outubro é marcado como uma relevante data para elucidar questões que envolvem a psoríase, doença inflamatória da pele, crônica que tem uma predisposição genética. A patologia atinge cerca de 1,3% dos brasileiros de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia e ainda é motivo de preconceito e discriminação devido à falta de informação.

Dra. Sabrina Talarico, dermatologista da clínica Talarico Dermatologia, explica que, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a psoríase não é contagiosa. “A causa ainda é desconhecida, mas a doença pode estar relacionada ao sistema imunológico, estresse, tabagismo, obesidade, condições climáticas e também à suscetibilidade genética. Não é de modo algum transmissível”, explica a médica.

Entre os sintomas, a psoríase apresenta sinais como lesões avermelhadas cobertas por escamas esbranquiçadas em áreas como cotovelos, joelhos e couro cabeludo, e em alguns casos causar dor e artrite nas articulações.

“Dependendo da gravidade, a psoríase reduz a qualidade de vida e autoestima do paciente afetando a vida social e profissional. O uso de medicamentos tópicos e exposição solar adequada já são medidas suficientes nos casos mais leves. Nos mais avançados, podem ser necessárias sessões de fototerapia por ultravioleta, medicamentos de uso oral ou injetável”, explica Sabrina.

Por isso, iniciar o tratamento o quanto antes facilita o controle da doença e minimiza os sintomas devolvendo bem estar ao portador. O diagnóstico correto, a disseminação de informações sobre a psoríase e o apoio de pessoas próximas são medidas fundamentais para combater o preconceito.

Sobre Dra. Sabrina Talarico

Graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro no ano de 2004. Seguiu a Residência de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro no ano de 2005 e posteriormente a Residência de Dermatologia do Hospital Celso Pierro da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, no período de 2006-2008. Desempenha função de médica colaboradora na Unidade de Cosmiatria, Cirurgia e Oncologia do Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, como preceptora dos residentes do Departamento de Dermatologia no Setor de Dermatologia.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::