Brasil, 10 de Dezembro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Cirurgia parcial da tireoide pode beneficiar alguns pacientes e proporcionar melhor qualidade de vida

Falar em qualidade de vida para quem teve que se submeter a uma cirurgia de retirada da tireoide é difícil. Muitas vezes as pessoas têm dificuldades em se adaptar com hormônios sintéticos e a falta de outros que geralmente não são repostos.

Mas em alguns casos o especialista pode optar por uma cirurgia parcial de tireoide, o que certamente mantém uma boa qualidade de vida após a cirurgia.

Segundo o Dr. Flavio Hojaij, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, as pessoas submetidas à tiroidectomia total acabam se acostumando a sua nova condição. Algumas se adaptam bem, outras nem tanto.

“Nesse aspecto é que eu diria que uma pessoa que apesar de ter um câncer na tireoide se enquadre em vários critérios – é jovem, tem nódulo único e pequeno, sem sinais de doença à distância, entre outros – pode ser submetida a uma cirurgia parcial e, dessa forma, terá uma melhor qualidade de vida em comparação a quem fez a cirurgia total. A parcial é, sem dúvida, um agregador de qualidade de vida, ainda que seja para tratar um carcinoma de tireoide”, afirma o Dr. Hojaij, professor livre docente da Faculdade de Medicina da USP e Secretário da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).

O que ocorre após a cirurgia

Após uma cirurgia de retirada total da tireoide, o paciente deverá tomar por toda a vida a levotiroxina, hormônio importante e que é produzido pela tireoide. Mas outro hormônio, o triiodotironina (o T3), também produzido pela glândula, não costuma ser reposto, já que sua manipulação, em microgramas, é muito difícil. Por isso, cerca de 10% das pessoas passam a ter a sensação de que estão mais lentas, mais cansadas, com o raciocínio mais fraco e algumas outras alterações.

E isso ocorre, entre outras causas, por falta de T3 nos tecidos periféricos. Mas como o T3 não é disponível comercialmente, precisa ser manipulado e em doses de microgramas, já que em excesso causa taquicardia. Dessa forma, a maioria dos médicos não indica essa reposição. E a maioria das pessoas se adaptam sem esse hormônio.

Para o Dr. Flavio Hojaij, os especialistas devem verificar a possibilidade de realizar uma cirurgia parcial de tireoide em alguns pacientes, visando proporcionar uma melhor qualidade de vida sem perder o foco no tratamento e resultado de se livrar do tumor.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo