Brasil, 10 de Dezembro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Bruxismo e disfunção da ATM apresentam relação com estresse e ansiedade

Segundo especialista da SulAmérica, fatores psicocomportamentais e psicossociais podem desencadear problemas bucais

O estresse e a ansiedade podem desempenhar um papel importante não só na origem como também na perpetuação de desordens bucais como o bruxismo, ato involuntário de apertar ou ranger os dentes que, em situações mais severas, desencadeia a disfunção da articulação temporomandibular (ATM), condição também chamada de DTM. De acordo com o superintendente técnico de Odonto da SulAmérica, Rodnei Yogui, o desequilíbrio dinâmico do sistema de mastigação tem sua maior prevalência em pessoas do sexo feminino com idade predominante entre 20 e 45 anos.

Segundo o especialista, pessoas expostas a alterações emocionais apresentam um aumento da atividade muscular orofacial - e uma tensão maxilar excessiva, provocada por situações frequentes de estresse e ansiedade, pode desencadear sérios distúrbios bucais. "Elementos ou circunstâncias que induzem o estresse, como viver em uma região urbana com altos índices de violência, influenciam o estabelecimento e aumento da sintomatologia de problemas como o bruxismo", afirma Rodnei Yogui.

"É comum entre as vítimas de bruxismo e DTM não associar dores de cabeça ou ouvidos a um problema bucal e procurarem outros especialistas, por este motivo, é de suma importância que os pacientes atentem-se aos sintomas como um todo e os detalhem ao dentista. Cabe a estes profissionais, por sua vez, realizar uma anamnese detalhada para uma visão holística do caso e um diagnóstico mais assertivo", pontua o especialista. "Esses distúrbios continuam sendo condições de etiologia complexa, associada a inúmeros tratamentos com prognósticos muitas vezes indefinidos. Um tratamento assistido por uma equipe multidisciplinar ainda é a melhor alternativa", completa.

Sintomas

A ATM é uma das articulações mais complexas do corpo humano e realiza a comunicação entre uma extremidade óssea e outra. Ela é responsável por realizar os movimentos da boca, como o de abrir e fechar. É denominado disfunção ou distúrbio de ATM quando o adequado funcionamento deste sistema de músculos, ligamentos e ossos é interrompido. O problema acarreta dores de cabeça, de ouvido e ao bocejar. Além disso, causa a sensação de desencaixe bucal e flacidez da mandíbula. Segundo o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, cerca de 10 milhões de brasileiros são portadores de disfunção da ATM.

Os episódios de bruxismo, caracterizados pelo movimento involuntário de apertar ou ranger os dentes, ocorrem principalmente durante o sono leve, mas podem se tornar um hábito também durante o dia, caso não sejam tratados adequadamente. Além de fatores emocionais, a má oclusão dentária pode contribuir para o surgimento do distúrbio. O fechamento inadequado da boca, geralmente em virtude de um desalinhamento da parte superior dos dentes, pode levar ainda ao desgaste dos dentes, à presença frequente de cáries, à dificuldade para mastigar e, em casos mais graves, a desvios na coluna e má postura.

Atenção!

As informações e sugestões contidas nesse texto têm caráter meramente informativo e, de forma alguma, devem substituir o diagnóstico de um profissional capacitado. Nunca se automedique. Consulte sempre um cirurgião-dentista.

A SulAmérica disponibiliza conteúdos sobre este e outros temas de saúde e bem-estar por meio do site do Programa Saúde Ativa (www.sulamerica.com.br/saudeativa), que tem o objetivo de incentivar a adoção de hábitos de vida mais saudáveis, prevenindo doenças e proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Sobre a SulAmérica
A SulAmérica é a maior seguradora independente do Brasil, com uma rede de distribuição de mais de 30 mil corretores independentes. Fundada em 1895, a companhia possui cerca de 5,3 mil funcionários e atua em várias linhas de seguros, como saúde e odontológico, automóveis e outros ramos elementares, vida, além de outros segmentos, como previdência privada, investimentos e capitalização. A SulAmérica tem mais de 7 milhões de clientes, de pessoas físicas a grandes empresas, em todo o país. Em 2017, a companhia registrou receitas totais de R$18,2 bilhões. Para mais informações, acesse:www.sulamerica.com.br


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo