Brasil, 14 de Novembro de 2018

+ F O N T E -

Suor excessivo pode ser hiperidrose; veja quais são as opções para resolver o problema

Suar excessivamente pode causar desconforto e constrangimento, mas é possível tratar

Suar é normal, afinal, o papel do suor é regular a temperatura do corpo. Em excesso, porém, pode causar desconfortos. Quem sua em quantidade anormal pode ter hiperidrose, uma condição em que as glândulas sudoríparas trabalham mais do que o necessário.

De acordo com a Dra. Marilycia Piovesano, dermatologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, há dois tipos de glândulas que secretam suor: as écrinas e apócrinas. As primeiras liberam um líquido claro e inodoro, sendo a maior parte de água, enquanto as apócrinas liberam um líquido viscoso e inodoro que, quando decomposto por bactérias, leva ao surgimento de um odor desagradável.

O cirurgião torácico da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Dr. Mauro Tamagno, explica que é importante que as pessoas que suam excessivamente procurem um médico, já que a hiperidrose pode ter múltiplas causas, primárias ou idiopáticas – como o funcionamento excessivo das glândulas sudoríparas – ou pode estar associada a algum tipo de doença, como transtornos hormonais, menopausa precoce, além de outros problemas. “Investigamos, por meio de exames, se há alguma causa que justifique esse transtorno”, diz o médico.

Mais comum nas mãos, axilas e pés, a hiperidrose normalmente começa a incomodar a partir da pré-adolescência e se estende pela vida adulta. Além disso, o estresse contribui para aumentar a sudorese. Por ser a fase mais ativa da vida, onde surgem as maiores responsabilidades, controlar a ansiedade é importante para amenizar a atividade excessiva das glândulas.

Veja abaixo as técnicas disponíveis para tratar e até mesmo acabar com a hiperidrose:

Simpatectomia: Dr. Mauro Tamagno explica que a simpatectomia é considerado o tratamento definitivo. É uma cirurgia de baixo risco e feita de forma minimamente invasiva. “O paciente é internado no mesmo dia da cirurgia, passa pelo procedimento cirúrgico e normalmente costuma receber alta no dia seguinte”, explica. No pós-operatório o paciente pode voltar às atividades normais, apenas se resguardando de esforços físicos durante 10 dias.

Toxina botulínica: o uso da toxina botulínica não serve apenas para amenizar rugas, mas também para diminuir a ação das glândulas sudoríparas, o que diminui temporariamente a sudorese, explica Dra. Marilycia. A dermatologista conta que o procedimento é simples, feito de forma ambulatorial, mas que deve ser repetido a cada seis meses, em média. Pode ser realizado nas axilas, nas mãos ou nos pés.

Medicamentos: é possível tratar a hiperidrose por meio de medicamentos anticolinérgicos. No entanto, eles não são isentos de efeitos colaterais, já que podem causar alguns problemas na visão noturna, além de boca seca, tontura e problemas com a micção. São opções, porém, quando o tratamento cirúrgico não é indicado.

Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo

A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo é composta por três modernos hospitais que fazem parte da história da capital paulistana: Pompeia, Santana e Ipiranga. Excelência médica, qualidade diferenciada no atendimento, segurança, humanização e expertise em gestão hospitalar são seus principais pilares de atuação. As Unidades têm capacidade para atendimentos eletivos, de emergência e cirurgias de alta complexidade, como transplantes de medula óssea. Hoje, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo presta atendimento em mais de 60 especialidades, oferece ao todo 736 leitos e um quadro clínico de mais de 3,7 mil médicos qualificados. Seus hospitais possuem importantes acreditações internacionais, como a da Joint Commission International (JCI), renomada acreditadora dos Estados Unidos reconhecida mundialmente no setor, a Acreditação Internacional Canadense e a da ONA (Organização Nacional de Acreditação). A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo faz parte da Sociedade Beneficente São Camilo, uma das entidades que compreende a Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos), uma entidade religiosa presente em mais de 30 países, fundada pelo italiano Camilo de Lellis, há mais de 400 anos. No Brasil, desde 1928, a Rede conta com expertise e a tradição em saúde e gestão hospitalar.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::