Brasil, 16 de Novembro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Novo site NPV mostra a importância dos fertilizantes para as plantas e para a saúde do ser humano

Layout clean e moderno, além de inúmeras funcionalidades ajudam crianças e adultos a conhecerem o papel dos nutrientes para a autossustentabilidade e responde a dúvidas frequentes

Espalhar conhecimento de qualidade sobre a importância dos cuidados com o solo para a segurança nutricional de plantas e dos homens é a base do trabalho da iniciativa Nutrientes para a Vida (NPV).

Sempre apoiada em estudos científicos, a NPV traz a proposta inovadora de informar a população sobre a relevância de fertilizantes (o alimento das plantas) para o aumento da qualidade e da segurança na produção alimentar.

Para facilitar mais ainda o acesso à toda essa informação, a Nutrientes para a Vida acaba de lançar um novo portal, totalmente reformulado e com funcionalidades importantes para o conhecimento sobre o tema, tanto para os adultos como para as crianças. Em nutrientesparaavida.org.br, há até mesmo dicas de profissionais de medicina sobre a relevância dos adubos.

“Os alimentos contêm nutrientes determinantes para o bom funcionamento dos sistemas antioxidante e imunológico do organismo humano. A ingestão de frutas e vegetais tem sido associada à prevenção de várias doenças, entre as quais obesidade, diabetes mellitus tipo 2, câncer, doenças cardiovasculares, doenças degenerativas associadas à idade e doenças autoimunes, cuja patogênese está relacionada ao estresse oxidativo e à inflamação. O papel protetor dos alimentos contra as doenças tem sido atribuído à grande quantidade de enzimas oxidantes, vitaminas, minerais e pigmentos que eles contêm, tornando-os essenciais para uma dieta saudável e equilibrada”, comenta Ana Lúcia A. Ferreira, diretora da ABRAN e professora adjunta do Departamento de Clínica Médica da FMB-Unesp.

Com dinâmica simples e de fácil navegação, além de conteúdo de excelência, o novo site da Nutrientes para a Vida traz a Visão, Missão e Valores análogos à coirmã americana, a Nutrients For Life, que já colhe importantes frutos em outros países, como Estados Unidos, onde nasceu, Canadá, México e Colômbia.

Dúvidas recorrentes
Didático, o novo site apresenta ainda um guia de respostas a perguntas frequentes, além de pontuar, cientificamente, questões que ainda não são de conhecimento geral. Uma delas se refere às várias funções dos nutrientes, como possibilitar o funcionamento metabólico da planta, permitindo que ela complete o ciclo de vida, tenha produção adequada e com qualidade nutricional.

“As frutas e verduras necessitam dos seguintes nutrientes: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, boro, cloro, cobre, ferro, manganês, molibdênio, níquel e zinco. Esses são considerados essenciais para os vegetais, sendo que a ausência de um só compromete a produção”, segundo o engenheiro agrônomo e florestal Dr. Valter Casarin, Coordenador Científico da iniciativa NPV.

Ao navegar pelo site, fica evidente que o fornecimento de nutrientes para o solo, em quantidades balanceadas, beneficia sua fertilidade e promove a disponibilidade de alimento para as plantas. O uso do adubo certo, na dose, local e época corretos mantém a sustentabilidade do sistema. Em nutrientesparaavida.org.br, você encontra ainda uma série de infográficos educativos, ótimos para pesquisa de estudantes. Como esse:
imagem

SOBRE A NPV

Lançada recentemente no Brasil, a NPV é uma iniciativa inovadora para informar a população sobre a relevância de fertilizantes (o alimento das plantas) para o aumento da qualidade e segurança da produção alimentar.

Em busca da excelência da produção, a Nutrientes Para a Vida, por sua grande importância, promove a “Gestão 4C dos Nutrientes”, pautada em quatro princípios: fonte certa, dose certa, época certa e local certo. A agricultura sustentável visa aumentar a produção de forma social e economicamente viável, mantendo a integridade ecológica dos ecossistemas.

“Para evitar que haja algum problema de desequilíbrio no solo, é necessário seguir as recomendações de engenheiros agrônomos, embasadas em pleno conhecimento científico. É preciso, primeiramente, fazer uma análise do solo, verificar quais nutrientes estão faltando e repor aqueles que são essenciais”, explica Alfredo Scheid Lopes, professor emérito da Universidade Federal de Lavras, pesquisador emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e Consultor Técnico da Anda.

O conceito 4C permite empregar corretamente os fertilizantes de forma a garantir que os nutrientes tenham boa absorção pelas raízes e reduzidas perdas no sistema. Os impactos positivos dessa prática são diversos e evidenciados por um melhor desempenho na agricultura, maior qualidade do solo e diminuição da poluição ambiental, entre outros.

Os agricultores também sentem diferença em sua produtividade, o que melhora a qualidade de vida e aumenta a atividade econômica das comunidades.

Para manter o solo fértil e a alta produtividade de novos cultivos, os nutrientes precisam ser repostos. Os fertilizantes cumprem esse papel, alimentando a planta, o que é essencial para o seu desenvolvimento. “Fertilizante é Vida e Paz, pois onde não tem alimento tem guerra”, enfatiza David Roquetti Filho, diretor da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), mantenedora da Nutrientes Para a Vida.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo