Brasil, 24 de Setembro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Sentir dor de cabeça é normal?

Sentir dor de cabeça é normal?

Saiba identificar o que pode desencadeá-la e quando o sintoma se torna preocupante

Todos nós já tivemos alguma vez dor de cabeça. E, quem tem com frequência sabe o quanto é desagradável. A dor de cabeça pode mudar totalmente o estilo de vida de algumas pessoas, principalmente porque é imprevisível e pode surgir a qualquer momento.

Segundo o neurorradiologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Dr. Robertson Pacheco, a frequência das crises de dor de cabeça varia de pessoa para pessoa, acontecendo geralmente de uma a duas vezes ao mês, podendo se repetir semanalmente para alguns. "Cerca de 10% dos pacientes tem crises semanais", afirma o médico.

Causas

Diversas condições clínicas podem estar relacionadas com a dor de cabeça, como hipoglicemia, bruxismo, variações hormonais ou infecções. “Porém, em alguns casos, ela pode ser um aviso de que o seu cérebro não passa bem e precisa de cuidados imediatos. Aneurismas, malformações e acidentes vasculares cerebrais, conhecidos como AVC, podem ser identificados pelo sintoma”, orienta.

Os fatores que podem desencadear a dor também são diversos – estresse, jejum prolongado, dormir mais ou menos do que o de costume, mudanças bruscas de temperatura e umidade, perfumes e outros odores muito fortes, esforço físico, luzes e sons intensos, abuso de medicamentos - incluindo analgésicos e fatores hormonais. “É comum mulheres portadoras de enxaqueca apresentarem dor nas fases pré, durante ou após a menstruação. Esse tipo de enxaqueca é chamado de enxaqueca menstrual e tende a melhorar espontaneamente na menopausa”, afirma o médico. “Muitas mulheres têm as crises pioradas, ou até melhoradas, a partir do momento que iniciam o uso de anticoncepcionais orais”, acrescenta.

Alimentos e bebidas também podem desencadear a dor, são eles -queijos, frutas cítricas (principalmente laranja, limão, abacaxi e pêssego), carnes processadas, frituras e gorduras em excesso, chocolates, café, chá, refrigerantes à base de cola e bebidas alcoólicas (vinho, cerveja, destilados).

Tipos de enxaqueca

Existem diversos tipos de dores de cabeça. A dor de cabeça tensional, por exemplo, mais comum e de intensidade leve, é tranquilamente tratada por analgésicos. Ela costuma aparecer de forma generalizada, como uma pressão, podendo ter ênfase na região das têmporas, nuca, ou na frente do crânio. Ao contrário da enxaqueca, que caracteriza-se pela dor localizada em somente um dos lados da cabeça, onde há pulsação, que se parece com agulhadas.

Segundo o especialista, em ambos os casos, deve-se buscar tratamento médico, porém não são situações de risco ao paciente. “Tanto a dor de cabeça tensional quanto a enxaqueca são tratadas com analgésicos e, após algumas horas, seus sintomas desaparecem. Caso a dor seja intensa e não diminua após a ingestão do medicamento indicado, deve-se procurar um pronto-atendimento, pois o caso pode ser mais sério”, alerta o médico.

A enxaqueca em aura é precedida por sintomas, geralmente visuais, como embaçamento ou escurecimento visual. Também pode ocorrer o aparecimento de efeitos luminosos da visão e formigamento em um lado do corpo, mas é mais raro. Já a cefaleia crônica é caracterizada por dor de cabeça que dura 15 dias ou mais, e se repete mensalmente. Esse tipo de dor, geralmente é desencadeada por abuso de analgésicos, explica o especialista . “O tratamento passa por recomendações sobre evitar a ingestão de analgésicos por conta própria, abuso de álcool e café, ter noites regulares de sono, tratar ansiedade e depressão se presentes”, explica o médico.

Dor de cabeça X doenças

Sentir dor de cabeça que foge do padrão habitual pode sinalizar problemas mais sérios, como relacionados a doenças da circulação cerebral, ou seja, de artérias e veias do cérebro, como aneurismas cerebrais, malformação arteriovenosa cerebral e trombose de veias cerebrais.

"Por meio da investigação de dores incomuns pode-se identificar aneurismas ainda não rompidos, os quais podem ser tratados antes de causarem qualquer dano ao cérebro", explica o especialista. Entretanto, quando há ruptura de um vaso ou artéria pode ocorrer danos irreparáveis ao organismo. “A dor causada com o vazamento do sangue no cérebro é generalizada, pulsátil e não cessa com o uso de analgésico. Neste caso, é preciso consultar um neurologista e realizar exames específicos para a detecção da doença. Caso identificada a hemorragia cerebral, o paciente é encaminhado imediatamente para o setor responsável realizar a oclusão da veia ou artéria rompida”, complementa Dr. Robertson.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo