Brasil, 18 de Outubro de 2018

+ F O N T E -

Aché Laboratórios e Malabar Filmes apresentam "Alzheimer na Periferia"

Documentário destaca a realidade de cinco famílias paulistas que lutam para garantir mais qualidade de vida aos portadores da doença

O Aché Laboratórios, empresa 100% brasileira, com 53 anos de atuação no mercado farmacêutico, a produtora Malabar Filmes e a Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo (ProAC) apresentam o longa-metragem Alzheimer na Periferia, um projeto que nasceu com o propósito de desmistificar a evolução e o tratamento da doença de Alzheimer, principalmente em famílias que vivem em condição de vulnerabilidade social.

O documentário destaca a realidade de cinco núcleos familiares que residem em bairros carentes, localizados nas extremidades da cidade de São Paulo. Ao longo dos 100 minutos, histórias de vidas totalmente diferentes se fundem a um turbilhão de emoções que envolve pessoas que não perdem a esperança e lutam para promover qualidade de vida aos portadores dessa grave doença neurodegenerativa crônica.

O retrato cru, sem filtros ou molduras, de cada capítulo do filme, destaca o dia a dia de cuidadores que se isolam da sociedade e abrem mão da própria vida para garantir o mínimo de conforto e segurança para as pessoas que amam e que tiveram suas lembranças quase que completamente apagadas. Tarefas simples como ir ao banheiro, tomar banho, escovar os dentes ou até mesmo guardar roupas, tornam-se verdadeiros desafios para quem possui Alzheimer.

"O primeiro sinal do Alzheimer é a dificuldade em recordar eventos recentes, sendo muitas vezes confundido com sintomas normais de envelhecimento e estresse. É preciso ficar atento, pois com o tempo, o portador da doença perde o controle dos movimentos, da fala e não consegue mais acessar suas memórias. Esquece-se de seus amigos, familiares, moradia e até mesmo de sua própria identidade. Apesar de existir tratamentos que prolongam e garantem mais qualidade de vida aos pacientes, ainda não há cura para a doença", explica Dr. Eduardo Motti, diretor do Núcleo Médico do Aché.

"Mais de 1 milhão de pessoas têm Doença de Alzheimer somente no Brasil. São mais de 46 milhões de casos no mundo. Com o aumento da expectativa de vida, este número dobrará a cada 20 anos. Muitos destes pacientes ainda não tiveram a doença detectada, o que contribui para a progressão de forma acelerada. Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, maiores as chances de tratar os sintomas corretamente, retardando a evolução da doença. A conscientização é de extrema importância", complementa Andreia Frias, Gerente de Marketing da Franquia SNC (Sistema Nervoso Central) do Aché Laboratórios.

Durante o filme, que mescla tons de drama e romance, os cuidadores têm a oportunidade de resgatar algumas das suas memórias e compartilhar com os espectadores suas alegrias, tristezas, mágoas e angústias. "Ao longo das gravações percebemos que empatia é o elo que une as histórias entre si e com o próprio espectador. A construção de um enredo tão orgânico, que fluiu perfeitamente ao conectar rotinas de moradores de regiões distantes de São Paulo, tem em comum o fato de o abandono não ser opção para nenhum personagem. Ao contrário, todos se empenham ao máximo, enfrentam as adversidades impostas pela doença e superam ressentimentos do passado com o intuito de oferecer aquilo que têm de melhor: tempo e acolhimento. É impossível não se identificar com uma das famílias e não se envolver com personagens tão cativantes", finaliza Francisco Marin, diretor da Malabar Filmes.

A pré-estreia de Alzheimer na Periferia acontecerá no Espaço Itaú de Cinema (Shopping Frei Caneca. Rua Frei Caneca – 569 – Consolação), dia 4 de setembro, às 20 horas.

Sobre o Aché Laboratórios

Aché é uma empresa 100% brasileira, com 53 anos de atuação no mercado farmacêutico, e tem como propósito levar mais vida às pessoas onde quer que elas estejam. Conta com três complexos industriais: em Guarulhos (SP), São Paulo (SP) e Londrina (PR); participação na Melcon do Brasil e na Bionovis, joint- venture brasileira dedicada à pesquisa e desenvolvimento de medicamentos biotecnológicos. Emprega mais de 4.700 colaboradores e possui uma das maiores forças de geração de demanda e de vendas do setor farmacêutico no Brasil. Para atender às necessidades dos profissionais da saúde e consumidores, o Aché oferece um portfólio com 344 marcas em 858 apresentações de medicamentos sob prescrição, genéricos e MIP (isentos de prescrição), além de atuar nos segmentos de dermocosméticos, nutracêuticos, probióticos e biológicos. Ao todo, são 142 classes terapêuticas e 25 especialidades médicas atendidas. Os produtos do Aché são desenvolvidos para registro nos mercados mais regulamentados do mundo e estão presentes em mais de 20 países das Américas, África e Ásia.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::