Brasil, 19 de Outubro de 2018

+ F O N T E -

A ecoeficiência dos Nãotecidos será apresentada em simpósio sobre esterilização e controle de infecção da SOBECC

A Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) analisa os impactos ambientais potenciais ao longo da vida de um produto ou serviço, desde a extração da matéria-prima até a destinação final

A ABINT (Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos) por meio de seu Comitê Técnico Médico Hospitalar (CTH) vai apresentar os resultados da Avaliação de Ciclo de Vida dos nãotecidos, destinados ao mercado Médico Hospitalar, no 11º Edição do Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Relacionado à Assistência à Saúde, em São Paulo.

No dia 31 de agosto, o engenheiro Ricardo Dias, da Braskem, vai explicar como os estudos de ecoeficiência verificam os impactos ambientais dos produtos, desde a extração da matéria-prima, até a destinação final.

O executivo vai apresentar a Avaliação de Ciclo de Vida feita sobre os produtos de nãotecidos em comparação com similares de algodão e que mostra que o impacto ambiental dos produtos de nãotecidos são menores, sem contar a eficiência desses produtos na contenção de infecções e contaminações nas aplicações na área médico-hospitalar.

Ao comparar kits cirúrgicos de tecidos de algodão (reutilizáveis) e de nãotecido de polipropileno (de uso único), a segunda alternativa apresentou melhor desempenho ambiental, reduzindo, por exemplo, o consumo de água em, ao menos, 80% em todo o seu tempo de vida (da fabricação ao descarte).

Os nãotecidos também apresentam melhor desempenho em funções como barreira física a fluidos. Os kits cirúrgicos de algodão perdem a barreira após usos e utilizam produtos químicos para sua desinfecção, os quais são descartados no meio ambiente após seu uso.

Ricardo Dias vai abordar, ainda, sobre a Norma ABNT NBR 16064, que dispõe sobre os requisitos de fabricação e processamento, bem como os métodos de ensaio e requisitos de desempenho para campos cirúrgicos.

Segundo Michele Louise, coordenadora do CTH-ABINT, a apresentação desse tipo de estudo em eventos como o 11º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Relacionado à Assistência à Saúde, promovido pela SOBECC, é de grande contribuição para o segmento médico-hospitalar. “Quando o profissional conhece os dados científicos que comprovam mais do que a eficácia do produto, mas também suas qualidades ecoeficientes, a escolha pelo melhor produto fica mais clara”, afirma a executiva.

O evento, que será realizado entre os dias 29 e 31 de agosto, no Palácio das Convenções do Anhembi, reunirá profissionais de saúde, nacionais e internacionais, para palestrar, com conteúdo técnico de alta qualidade, sobre esterilização e controle de infecção relacionada à assistência à saúde, de acordo com as discussões da atualidade. A programação envolve conferências, palestras, talk-shows, mesas de debates, simulação realística, simpósios, workshops, além de exposição de tecnologias voltadas ao setor.

Serviço: Avaliação de Ciclo de Vida feita sobre os produtos de nãotecidos em comparação com similares de algodão

Local: 11º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Relacionada à Saúde - Palácio das Convenções do Anhembi

Data: 31 de agosto

Informações: www.sobecc2018.galoa.com.br

Sobre o CTH-ABINT: O Comitê Técnico Médico Hospitalar (CTH) é formado pelas empresas Cremer, Lifetex, Medclean, Maxipack, Sulgraffmed, Venkuri, Berry, Fibertex, Fitesa, e Braskem, e tem por objetivo promover as aplicações de nãotecidos no segmento médico hospitalar, enaltecendo suas qualidades técnicas e sustentáveis.

Sobre a ABINT: Fundada em 1991, a Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos tem como objetivo representar, difundir e defender os interesses da indústria brasileira de Nãotecidos e Tecidos Técnicos, promovendo e apoiando o seu desenvolvimento e o crescimento do mercado de aplicações desses produtos, que são fundamentais a diversos e importantes setores da economia do país.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::