Brasil, 14 de Agosto de 2018

+ F O N T E -

Distorções na saúde são apresentadas pela ABRAIDI na CGU

Dirigentes da Associação entregaram estudo que revelou retenções de faturamento, glosas previamente autorizadas e inadimplência elevada

A Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde - ABRAIDI esteve representada, nesta quarta, 8 de agosto, em Brasília, na sede da Controladoria Geral da União – CGU, para apresentar os resultados do estudo "O ciclo de fornecimento de produtos para a saúde no Brasil". O presidente da entidade, Sérgio Rocha, e o diretor-executivo, Bruno Bezerra, foram recebidos pela secretária de Transparência e Prevenção da Corrupção da CGU, Claudia Taya, e pelo coordenador geral de Auditoria da Área da Saúde da CGU, Alexandre Gomide Lemos.

Sérgio Rocha e Bruno Bezerra destacaram que as retenções de faturamento chegaram, conforme apurado no estudo, a R$ 539,6 milhões, sendo R$ 331 milhões retidos por convênios, planos de saúde e seguradoras, R$ 113,8 milhões por hospitais privados e R$ 94,8 milhões por hospitais conveniados ao SUS. Já as glosas previamente autorizadas totalizaram R$ 100,8 milhões e atingiram 87% dos pesquisados. Os planos de saúde representam 79% deste universo, os hospitais conveniados ao SUS 7% e outras fontes pagadoras 15%. O terceiro problema apresentado, durante o encontro, foi a inadimplência que afetou 91% dos associados. A estimativa com perdas por conta da falta de pagamento foi de R$ 692,2 milhões.

O presidente da ABRAIDI ressaltou que o objetivo do levantamento não é culpar ninguém, mas jogar luz no problema e, juntos, o setor encontrar uma solução comum. “Estamos visitando órgãos de controle, governos, o Legislativo, agências reguladoras e entidades de classe para mostrar os resultados obtidos e deixar claro que não dá mais para seguir dessa forma”, desabafou Sérgio Rocha.

O estudo foi realizado com mais de 300 empresas associadas, que geram 13.600 empregos diretos e faturaram R$ 5,5 bilhões, em 2017.

Sobre a ABRAIDI

A ABRAIDI - Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde - representa hoje cerca de 310 fabricantes, importadores e distribuidores de produtos para saúde e tem como pilares a ética e a transparência, promovendo ações que tornem o setor mais sustentável e, as associadas, referências no mercado de saúde.

Em 2006, foi uma das primeiras entidades do setor a lançar um Código de Ética e Conduta, agora em sua 3ª edição e, em 2015, em parceria com o Instituto Ethos, criou o Ética Saúde - Acordo Setorial dos Importadores, Distribuidores e Fabricantes de Dispositivos Médicos, mecanismo de autorregulação da conduta dos signatários, que se tornou Instituto independente, a partir de 2016, e conta com a participação e colaboração da ABRAIDI no seu Conselho Consultivo.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::