Brasil, 20 de Outubro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Pacientes com câncer devem ter mais cuidados com a saúde bucal

Especialista explica os impactos da quimioterapia e da radioterapia na saúde bucal e como minimizar os efeitos colaterais

Câncer é o nome dado a um conjunto de doenças caracterizadas pelo crescimento anormal e desordenado de células em grande velocidade, invadindo tecidos e órgãos de forma agressiva e prejudicial ao organismo. Os tratamentos mais comuns para combater essas células cancerosas são a quimioterapia e a radioterapia. Entretanto, essas medicações produzem efeitos colaterais por todo o organismo, inclusive na boca.

Com o objetivo de esclarecer a relação entre os tratamentos contra o câncer e os problemas bucais, a dentista e consultora da GUM, marca mais inovadora de cuidado bucal no Brasil e presente em 90 países, Isabella Mendes, explica alguns aspectos importantes abaixo:

Impactos da quimioterapia e radioterapia na saúde bucal

Mais de um terço das pessoas em tratamento contra o câncer desenvolvem complicações que afetam a boca e diminuem a qualidade de vida do paciente.

Entre as complicações está a mucosite, feridas e aftas na boca que dificultam a higiene e a alimentação. Além de serem doloridas, representam uma porta de entrada para bactérias em um organismo já debilitado pelo tratamento oncológico. “A quimioterapia ainda provoca náuseas e vômitos na maioria dos pacientes, cujos ácidos estomacais podem causar danos irreversíveis no esmalte dos dentes”, informa.

Segundo a especialista, a radioterapia tem ação mais local, com emissão da radiação apenas na região afetada pelo câncer, por isso possui menos efeitos colaterais. Mas, se o câncer for na região da cabeça e pescoço é possível que haja comprometimento das glândulas salivares, rouquidão, perda do paladar e xerostomia, conhecida como boca seca. “Obviamente cada organismo reage de uma forma, por isso cada paciente apresentará diferentes efeitos colaterais”, ressalta.

Diminuição dos impactos de tratamentos oncológicos na saúde bucal

De acordo com a dentista, a boca pode ser uma de porta de entrada de bactérias responsáveis por doenças e infecções. Como o sistema imunológico, que atua na defesa contra esses microrganismos, é enfraquecido pela radio e quimio, os pacientes com câncer ficam mais suscetíveis às essas bactérias.

“Tanto a quimioterapia como a radioterapia requerem acompanhamento odontológico, com um especialista. Ao consultar um dentista antes do início das sessões de quimio ou radio, ele poderá diagnosticar possíveis focos de infecção como cáries, gengivites e periodontites e indicar a melhor forma de controla-las em tempo hábil para início do tratamento oncológico”, argumenta.

A dentista ainda ressalta que o profissional responsável pela saúde bucal pode receitar produtos repositores de saliva ou lubrificantes orais. “Em geral estes itens são capazes de manter a cavidade oral úmida e protegida dos ácidos, inclusive alguns possuem enzimas similares aos encontrados na saliva natural”, revela. “Os enxaguantes bucais, sem álcool, também são ótimos para combater fungos e bactérias causadores de infecções”, completa.

“É essencial que o paciente procure orientação de um especialista ao detectar qualquer mudança na cavidade oral mesmo após o término do tratamento de quimio ou radio, para reestabelecer e manter a saúde bucal”, finaliza Isabella.

Sobre a GUM®

Lançada há 50 anos nos Estados Unidos, a GUM® é a principal marca de cuidado bucal da Sunstar, empresa de origem japonesa e sediada na Suíça, que está presente em mais de 90 países ao redor do mundo e é reconhecida pela fabricação e distribuição de produtos inovadores para saúde bucal. No Brasil desde 2014, o portfólio GUM® conta com linhas diferenciadas para cuidado bucal diário e especializado. A marca atua em quatro categorias: limpeza interdental, linha ortodôntica, adulta e infantil, e seus produtos podem ser encontrados nos principais mercados e farmácias do país. Na América Latina, a Sunstar possui ainda operação direta no México, Argentina e Colômbia, além de ampla distribuição nos demais países em que atua.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo