Brasil, 23 de Setembro de 2018

+ F O N T E -

Como Identificar e Tratar A Gravidez Psicológica

Tentativas frustradas ou medo de engravidar podem desencadear o distúrbio emocional

Enjoos, aumento do volume abdominal, dor nos seios e a ausência de menstruação são alguns dos sintomas normais de uma gestação, porém, eles também podem ser sentidos por mulheres que sofrem de gravidez psicológica, também conhecida como Pseudogestação e Pseudociese.

De acordo com Renato de Oliveira, ginecologista e obstetra responsável pela área de Reprodução Humana da Criogênesis, uma das maiores causas dessa condição é a vontade de engravidar, seguida de tentativas frustradas durante muito tempo, e o medo inconsciente desta responsabilidade. “A Pseudociese, na maioria dos casos, revela uma série de adversidades psicológicas, fruto de traumas do passado e tentativas frustradas de engravidar e constituir uma família”, explica.

Por apresentar os mesmos sintomas de uma gestação convencional, é preciso realizar um exame clínico para identificar a falsa gravidez. “Trata-se de um procedimento elementar, a simples ausculta com o estetoscópio de Pinard e a ultrassonografia abdominal ou pélvica demonstrarão um útero sem feto, que comprova a pseudociese. De forma complementar, um exame de sangue (negativo) que verifica a dosagem do BhCG, hormônio produzido pela placenta durante a gestação”, comenta.

Tratamento - “Ainda não existe um tratamento específico para Pseudociese, por isso, o processo de aceitação e tratamento varia de acordo com cada caso, sendo a família, amigos e médicos, parte integrante da terapêutica. Um trabalho conjunto para diagnosticar as origens do problema e saná-las, possibilita que a mulher retome suas atividades normais e busque alternativas para concretizar o desejo de ser mãe”, finaliza Renato.

Sobre a Criogênesis

A Criogênesis, que nasceu em São Paulo e possui mais de 15 anos de experiência com células-tronco, é membro institucional da AABB (Associação Norte Americana de Bancos de Sangue). A clínica é referência em serviços de coleta e criopreservação de células-tronco, medicina reprodutiva, gel de plaquetas e aférese, incluindo a diferenciada técnica de fotoférese extracorpórea. Sua missão é estimular o desenvolvimento da biotecnologia através de pesquisas, assegurando uma reserva celular para tratamento genético futuro. www.criogenesis.com.br

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::