Brasil, 19 de Novembro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Ortopedista explica como amenizar dores nas costas durante a gravidez

Segundo especialista, problema é provocado por fatores como o aumento do peso, frouxidão das articulações da coluna e alterações hormonais

Dores nas costas são uma queixa comum em gestantes, geralmente a partir do segundo e terceiro trimestre e até no pós-parto. Os incômodos são mais frequentes na região lombar da coluna vertebral e podem prolongar-se até a região sacroilíaca, pélvis e, por vezes, pode acometer as pernas.

Segundo o ortopedista, cirurgião de coluna vertebral e professor da Faculdade de Medicina Santa Marcelina, Luiz Cláudio Lacerda, o motivo se dá porque durante a gravidez o corpo da mulher passa por alterações inevitáveis com o intuito de se preparar para o parto.

“Mudanças do centro de equilíbrio, aumento do peso, estiramento dos ligamentos da coluna, da musculatura do abdome e das costas, frouxidão das articulações da coluna e alterações hormonais são os principais causadores do problema. Além disso, dependendo das exigências do trabalho realizado pela gestante, como por exemplo, ficar muito tempo sentada, ou seja, em uma mesma posição, poderá piorar ainda mais este sintoma”, explica o especialista.

O tratamento é prolongado e inclui alongamento de todos os grupos musculares envolvidos na marcha, como atividades na água sem carga (muito úteis no controle da dor) e caminhadas (ajudam no condicionamento físico e bem estar). Mas lembrando que qualquer atividade física, por mais leve que seja , só pode ser começada após a avaliação do obstetra, pois uma gestante sementaria que resolve iniciar atividades pode gerar problemas para o bebê e ate comprometer a própria gestação.

No ambiente de trabalho, mudanças da posição (por exemplo: se estiver sentada levantar-se por alguns minutos) a cada hora são essenciais para evitar sobrecargas nas articulações e no disco intervertebral. Calçados confortáveis também são muito úteis no controle da dor. “Em caso de dor persistente na região da coluna, a gestante deve procurar um especialista para que sejam descartadas outras doenças que não estejam relacionadas com a gravidez”, finaliza Lacerda.

Sobre o especialista: Dr. Luiz Cláudio Lacerda Rodrigues – Ortopedista – Mestre em medicina pela Unifesp e especialista em ortopedia, traumatologia e cirurgia da coluna vertebral pelo Hospital Santa Marcelina. Aprimoramento em cirurgia oncológica da coluna vertebral pelo Instituto Ortopédico Rizzoli. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), professor da Faculdade de Medicina do Hospital Santa Marcelina e responsável pelo atendimento na Clínica L&L Ortopedia.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo