Brasil, 19 de Julho de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Cisto sinovial de punho: saiba o que é e como tratar

A doença dificulta a habilidade das mãos para realizar atividades simples, como digitar e até se vestir

Com a era digital, além do crescimento de celulares, também aumenta a incidência de doenças ocasionadas pelo uso excessivo das mãos para digitar e segurar o smartphone. Esse hábito pode causar problemas nas articulações do membro como o cisto sinovial, caracterizado por uma bolinha no punho que pode causar dor e incômodo.

O cisto sinovial é formado pelo vazamento do líquido sinovial criando uma bolsa. Esse líquido é normalmente encontrado nas articulações e tem o objetivo de lubrificar o encontro dos ossos para evitar atritos e desgaste, possibilitando o movimento saudável. Além disso, quando o nódulo aumenta de volume, passa a encostar nos nervos e tendões, o que pode provocar dor constante, perda de força e limitações nas capacidades funcionais do membro, como digitar e atividades manuais, como vestir uma roupa, que pode ficar difícil ou impraticável.

As causas mais comuns da doença são atividades manuais com movimentos repetitivos, como digitação nos celulares, além de queda, contusão, posições inapropriadas no punho ou na mão e traumatismos que provoquem irritação da articulação e desgaste do tecido que guarda o líquido.

De acordo com Rafaela Burgo, ortopedista e especialista de mão e microcirurgia da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, os cistos sinoviais são mais comuns em mulheres de até 40 anos, faixa etária que apresenta mais atividades funcionais. “Para tratar a patologia, fazemos uma cirurgia minimamente invasiva. A técnica funciona em um fluxo totalmente diferente de outros procedimentos: somente com uma anestesia local, fazendo com que o paciente se sinta muito mais confortável na recuperação, sem necessidade de permanecer internado. O paciente recebe alta no mesmo dia algumas horas após a cirurgia”, explica a médica.

Segundo a especialista, aproximadamente 70% dos casos de cistos sinoviais estão localizados na região dorsal do punho, mas também podem surgir na face palmar. Confira dicas da ortopedista do Hospital São Camilo para prevenir o cisto sinovial de punho:

1. Controlar o tempo para ficar mexendo no celular, evitando o mesmo movimento repetitivo e intercalando com momentos de pausa e descanso
2. Manter os braços apoiados em linha reta para digitar no computador
3. Evitar movimentos repetitivos nas articulações
4. Cuidado ao realizar tarefas e exercícios com peso nas mãos

Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo
A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo é composta por três modernos hospitais que fazem parte da história da capital paulistana: Pompeia, Santana e Ipiranga. Excelência médica, qualidade diferenciada no atendimento, segurança, humanização e expertise em gestão hospitalar são seus principais pilares de atuação. As Unidades têm capacidade para atendimentos eletivos, de emergência e cirurgias de alta complexidade, como transplantes de medula óssea. Hoje, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo presta atendimento em mais de 60 especialidades, oferece ao todo 685 leitos e um quadro clínico de mais de 5 mil médicos qualificados. Seus hospitais possuem importantes acreditações internacionais, como a da Joint Commission International (JCI), renomada acreditadora dos Estados Unidos reconhecida mundialmente no setor e a Acreditação Internacional Canadense. A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo faz parte da Sociedade Beneficente São Camilo, uma das entidades que compreende a Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos), uma entidade religiosa presente em mais de 30 países, fundada pelo italiano Camilo de Lellis, há mais de 400 anos. No Brasil, desde 1928, a Rede conta com expertise e a tradição em saúde e gestão hospitalar.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo