Brasil, 17 de Julho de 2018

+ F O N T E -

Ciclo de palestras reúne pesquisadores internacionais em Jundiaí

Entre os dias 11 e 14 de julho a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e o Hospital Universitário (HU) irão promover um ciclo de palestras relacionadas aos arbovírus. Os arbovírus são vírus transmitidos para os humanos principalmente por mosquitos e carrapatos. O evento contará com exposições de dois renomados professores-pesquisadores vindos de Barcelona, na Espanha: Prof. Dr. Antonio Soriano Arandes, da Fundação Instituto de Pesquisa do Hospital Universitário Vall D´Hebron; e Profa. Dra. Ana Alarcón Allen, médica pediatra do Serviço de Neonatologia do Hospital Sant Joan de Déu, da Universidade de Barcelona. A programação foi elaborada pelo Projeto Zika Vírus – Coorte Zika Jundiaí e será destinada a alunos, médicos e profissionais de saúde da região.

De acordo com o Prof. Dr. Saulo Duarte Passos, responsável pela Coorte Zika Jundiaí, que desenvolve pesquisa relacionada a repercussão do vírus zika na área materno-infantil, englobando 766 mulheres e 748 bebês, que também fará apresentações durante o ciclo de palestras, a troca de experiências entre Brasil e Espanha vai beneficiar pessoas acometidas pelo vírus no mundo todo. “As apresentações de casos e resultados obtidos até o momento nos dois países, permitirá uma discussão mais abrangente em torno de casos mais graves, que poderão contar com a chamada ‘segunda’ opinião – na qual mais de uma equipe médica avalia o caso – e como consequência o tratamento mais adequado”, explica.

O evento também promoverá o treinamento para profissionais de saúde sobre “Ferramentas diagnósticas para avaliação do desenvolvimento infantil”, que será ministrado pelos professores espanhóis. “Essa ferramenta é chamada de ASQ3 e consiste em questionários específicos que os profissionais brasileiros poderão aplicar e assim viabilizar o cruzamento de informações e resultados de pesquisas de forma sistêmica e multicêntrica, o que permitirá integração com outros países do mundo”, afirma Dr. Passos.

No encerramento das atividades, os pesquisadores espanhóis participarão do mutirão com as famílias acompanhadas pelo projeto de pesquisa do vírus zika, realizado em Jundiaí. “Este mutirão ocorre a cada 15 dias, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das crianças. O acompanhamento engloba uma equipe multidisciplinar, com pediatra, neuropediatra, pneumopediatra, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, odontologista, psicopedagogo e enfermeiros”, explica Dr. Passos.

Confira a programação completa:

11/06 - Local Faculdade de Medicina de Jundiaí

18h – Palestra “Zika vírus: a experiência da Espanha” – com Prof. Dr. Antonio Soriano

19h – Palestra “Infecções congênitas e os arbovírus” – com Profa. Dra. Ana A. Allen

20h – Palestra “Zika vírus: a experiência do Brasil” – com Prof. Dr. Saulo Passos

12/06 – Local Hospital Universitário de Jundiaí

8h às 12h – Treinamento “Ferramentas diagnósticas para avaliação do desenvolvimento infantil” – com Prof. Dr. Antonio Soriano e Profa. Dra. Ana A. Allen (evento ocorre no Anfiteatro do HU). Inscrições prévias por meio do telefone (11)4527-5700 ramal 820 ou pelo e-mail

13/06 – Local Faculdade de Medicina de Jundiaí

9h – Discussão de casos clínicos neonatais entre os pesquisadores internacionais e a equipe médica local - com base em resultados preliminares da Coorte Zika - em relação à óbitos e abortos

14/04 – Local Faculdade de Medicina de Jundiaí

8h30 – Mutirão com participantes do projeto de pesquisa “Infecção vertical pelo vírus zika e suas repercussões na área materno-infantil”

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::