Brasil, 14 de Novembro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Com uso oral ou em creme, bactérias do bem tratam alergias, dermatite atópica, acne e até rugas

Famosos por promoverem o bom funcionamento do organismo, os probióticos trazem inúmeros benefícios para o tecido cutâneo, sendo apontados por novas pesquisas como fatores importantes no controle e prevenção de certas condições da pele.

Assim como as mucosas de nosso trato gastrointestinal, a nossa pele é colonizada por um grande número de microrganismos que constituem o que chamamos de microbiota cutânea. “Esta microflora cutânea pode sofrer alterações que afetam a pele tanto de maneira positiva, atuando na produção de agentes antimicrobianos e na regulação da resposta imune e inflamatória, como de maneira negativa, favorecendo o surgimento de doenças de pele”, explica Lucas Portilho, consultor e pesquisador em Cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma. Mas estudos apontaram que a suplementação ou uso de creme com probióticos, bactérias benéficas que atuam no equilíbrio da microbiota, podem desempenhar um papel significativo no tratamento de condições como dermatite atópica, psoríase, acne e até câncer de pele. E também podem ser usadas como estratégia contra o envelhecimento cutâneo.

Por exemplo, os probióticos atuam diretamente no controle da oleosidade da pele. Dessa forma, há uma diminuição da obstrução dos poros, que podem levar a processos inflamatórios ou infecciosos como a acne. Além disso, bactérias como a Lactobacillus acidophilus melhoram o aspecto das lesões acneiformes, inibem o crescimento do agente causador da acne, diminuem a resposta inflamatória e suavizam os efeitos colaterais dos tratamentos habituais para a doença. “Pesquisas recentes também mostraram que o uso dos probióticos Bifidobacterium bifidum e Lactobacillus salivarius é eficaz para o tratamento de dermatite atópica, pois o conteúdo das células de bactérias interage com os receptores celulares da pele para modular a resposta imune, ajudando a aliviar a inflamação da pele comum desta condição”, destaca o especialista

Mas os benefícios das bactérias do bem não se restringem ao tratamento de doenças de pele, sendo muito úteis também para a saúde do tecido cutâneo e do organismo no geral. Além de atuarem na diminuição do processo inflamatório e da produção de oleosidade, os probióticos promovem também diminuição da retenção de líquido, aumento da imunidade do organismo como um todo e combate a bactérias ou fungos patogênicos. “Os probióticos liberam ainda algumas partículas microbianas chamadas de exopolissacarídeos (EPS), que são extremamente antioxidantes. Dessa forma, agem na redução do estresse oxidativo com consequente diminuição do envelhecimento celular”, completa o pesquisador.

Mas, diferente do que muitos pensam, probióticos são sim contraindicados para certos grupos. Por exemplo, pacientes imunodeprimidos, soropositivos, que realizam tratamento de quimioterapia ou que fizeram transplante de órgãos recentemente devem evitar o uso das bactérias. “Existem diferentes tipos de probióticos e cada espécie apresenta um resultado diferente na sua administração. Por isso, o ideal é que você consulte um médico antes de utilizar qualquer tipo de substância, pois apenas ele poderá avaliar o seu problema e indicar o melhor tratamento para cada caso”, finaliza Lucas Portilho.

FONTE: LUCAS PORTILHO - Consultor e pesquisador em Cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma. Especialista em formulações dermocosméticas e em filtros solares. Diretor das Pós-Graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele, Hi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do ICosmetologia. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Mestrando na Unicamp em Proteção Solar. Possui 18 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de Pós-Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele Educacional. Coordena Estágios Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Mônaco. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo