Brasil, 22 de Setembro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

BP Mirante sedia cirurgia robótica para retirada de tumor de coluna, inédita no Brasil

Procedimento inovador será tema de relato em revista científica

Cirurgiões especialistas em coluna, ortopedia oncológica e cirurgia robótica de tórax realizaram juntos no BP Mirante, hospital premium da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, um procedimento inovador e inédito no Brasil, para a retirada de um sarcoma de Ewing, um tipo de tumor maligno e altamente agressivo, localizado na coluna de um paciente de 25 anos.

Ao todo 9 cirurgiões, três anestesistas e dois neurofisiologistas participaram da cirurgia que durou 7 horas e foi realizada em duas etapas. Na primeira, o cirurgião de tórax Ricardo Terra utilizou o robô da Vinci Xi para acessar o tumor por via torácica e prepará-lo para a retirada. "Separamos o tumor das estruturas vasculares, com ligadura das artérias segmentares que são originadas da aorta para permitir que as vértebras fossem cortadas ao meio, sem lesão vascular acidental. Além disto, foi possível delimitar o tumor por dentro da caixa torácica para permitir que as costelas fossem cortadas na segunda etapa da cirurgia sem risco para penetração acidental no tumor", explica o especialista.


Com o tumor "separado" a equipe de cirurgia de coluna liderada pelos especialistas William Jacobsen Teixeira e Douglas Kenji Narazaki deu início à segunda etapa. Por meio de uma incisão nas costas, os cirurgiões abriram o canal medular e seccionaram duas raízes da coluna torácica para expor uma parte do corpo da vértebra comprometido pelo tumor e as costelas na parede torácica. Fizeram um corte nas vértebras de T10 e T11 e de três coletas para que o tumor fosse retirado como uma peça única. O espaço deixado pela retirada de parte das costelas foi preenchido pela musculatura. "A ausência dessa parte das costelas não comprometerá a postura e a qualidade de vida do paciente. Para evitar deformidade, a coluna foi fixada com parafusos pediculares", detalha William Jacobsen Teixeira

Antes de realizar a cirurgia, o paciente, um homem adulto jovem de 25 anos, realizou sessões de quimioterapia com resposta aquém do esperado, circunstância que tornou o procedimento cirúrgico a alternativa mais adequada. " É um tumor raro em adultos e, com a quimioterapia, tivemos um resultado pior do que se observa em crianças. Com o tumor residual, levamos o caso para uma discussão multidisciplinar que considerou a cirurgia o melhor passo a seguir. A prática rotineira da discussão entre os diversos especialistas faz toda a diferença para o cuidado dos pacientes com câncer", analisa Rafael Schmerling, oncologista clínico do Centro Oncológico da BP, e que acompanha o caso do paciente desde o ano passado.

Relato em revistas científicas
A relevância da cirurgia realizada no BP Mirante será relatada em publicações científicas. Em breve, os médicos que participaram do procedimento descreverão o feito para publicação do case em alguns periódicos. "A cirurgia robótica em tórax geralmente é utilizada para retirar tumores do pulmão. Nós utilizamos essa tecnologia de uma forma diferente. Trabalhamos em conjunto com especialistas em coluna para retirar um tumor de uma região extremamente delicada, na qual dificilmente teríamos o mesmo resultado se fosse uma cirurgia convencional" resume André Mathias, ortopedista oncológico da BP, que coordenou a realização do procedimento.

"É um procedimento inédito no Brasil com raras descrições inclusive na literatura internacional. Nossa intenção é descrever e publicar para que outros profissionais possam tê-lo como referência para ajudar pacientes com casos semelhantes", complementa Ricardo Terra.

Inovação em alta complexidade
Na avaliação do Superintendente Médico e Desenvolvimento Técnico da BP, Luiz Eduardo Loureiro Bettarello, o procedimento é um exemplo de inovação em alta complexidade e mostra que o BP Mirante é um hospital que tem essa característica "Estamos unindo o que há de mais moderno em tecnologia de saúde, profissionais altamente capacitados e competentes com foco na inovação. Isso confirma que estamos oferecendo o melhor para os nossos clientes e ao mesmo tempo contribuindo para o desenvolvimento da medicina".

Sobre a BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo

A Beneficência Portuguesa de São Paulo agora é BP, um polo de saúde composto por 7 unidades de negócio distintas, sendo 4 ofertas hospitalares e 3 que contemplam outros serviços de saúde e de educação e pesquisa. A BP possui mais de 8.000 colaboradores e 4.500 médicos distribuídos em 8 edifícios e cerca de 50 clínicas nos bairros da Bela Vista, onde são concentrados os serviços privados, e da Penha, onde são oferecidos os serviços para clientes encaminhados via regulação pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

As unidades de negócio da BP são: Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes encaminhados via regulação pelo Sistema Único de Saúde (SUS); BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; BP Vital, uma rede de clínicas com diversas especialidades médicas e que atua de forma integrada com os demais serviços da BP; e BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que oferece cursos, especializações e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo