Brasil, 24 de Junho de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Dia de Combate ao Glaucoma (26) alerta sobre a gravidade da doença silenciosa

Consultas periódicas podem eliminar riscos de perda de visão irreversível

Uma doença ocular que, se não tratada adequadamente, pode levar à cegueira. No Brasil, a estimativa é que cerca de 2 milhões de pessoas têm glaucoma e, por isso, no próximo sábado (dia 26), ocorre o Dia de Combate ao Glaucoma. A data anual reforça a importância da prevenção e do tratamento da patologia.

A fase inicial da doença é assintomática e compromete a visão periférica, com um estreitamento do campo visual progressivo, a danificação do nervo ótico até chegar à cegueira. Ela costuma aparecer a partir dos 40 anos, tendo como característica principal o aumento da pressão intraocular.

Existem fatores de risco que favorecem o aparecimento da doença, como hipertensão arterial, miopia elevada, raça negra e hereditariedade (transmissão para pessoas da mesma família). Há, no momento, uma discussão sobre a possibilidade do “diabetes mellitus” ser ou não um fator de risco.

O oftalmologista e sócio-diretor da Unilaser Dr. Marcos Alonso Garcia explica que o glaucoma é uma doença incurável, mas que é possível conviver com ela, preservando a visão. “Se o paciente seguir corretamente a recomendação médica, com o uso diário de um colírio específico disponível, na maioria dos casos, o quadro se estabiliza”.

Os colírios para os tratamentos são considerados de baixo custo, porém a rede pública disponibiliza muitos deles. Para o oftalmologista, a informação é primordial para evitar o agravamento de um possível quadro patológico. “A adesão ao tratamento ainda na fase inicial da doença é fundamental para a estabilização do glaucoma”, avalia o médico.

Sobre os sintomas, os especialistas afirmam que o portador costuma apresentar uma dificuldade na visão lateral, seguida de náuseas, dores de cabeça e visão turva e, em geral, vem acompanhado de pressão intraocular elevada. “Também existe a possibilidade de glaucoma de baixa pressão. Por isso, a consulta ao oftalmologista é primordial para a detecção exata de um possível diagnóstico da patologia”, acrescenta Garcia.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::