Brasil, 24 de Junho de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Associação Nacional de Atenção aos Diabetes e ACTC – Casa do Coração apoiam a vacinação contra gripe

A gripe é uma doença respiratória viral aguda transmitida entre as pessoas. Pacientes com diabetes, doenças cardiovasculares crônicas, como insuficiência cardíaca, apresentam maior risco de gripe com complicações e são uma das prioridades para a vacinação contra a doença. Por isso, a Associação Nacional de Atenção aos Diabetes (ANAD) e a ACTC – Casa do Coração apoiam a vacinação contra a gripe.

O organismo do portador de diabetes é mais predisposto a afecções variadas. Dessa forma, o Ministério da Saúde estabeleceu em 2011 a inclusão de portadores de doenças crônicas entre os grupos prioritários para vacinação contra a gripe no Programa Nacional de Imunizações (PNI). Em 2017, de todos óbitos relacionados à gripe de pessoas com fatores considerados de risco, 29,7% ocorreram em portadores de diabetes*.

A insuficiência cardíaca é uma doença na qual o coração não consegue mais bombear sangue suficiente para o resto do corpo, não conseguindo suprir as suas necessidades. Algumas medidas de prevenção são fundamentais para evitar complicações em cardiopatas, à exemplo das vacinas. As vacinas elevam a imunidade dos pacientes, aumentando a qualidade de vida dos mesmos.

Desde o dia 23 de abril, o Ministério da Saúde está realizando a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Até o dia 1º de junho, doentes crônicos (a exemplo de cardiopatas e diabéticos), crianças entre 6 meses e 5 anos, maiores de 60, trabalhadores de saúde, professores, pessoas privadas de liberdade, com necessidades especiais, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias e indígenas poderão ir a um dos postos de saúde para receber a imunização. Neste ano, a vacina protege contra os vírus H1N1, influenza B e o H3N2, tipo que provocou um aumento significativo de casos e de mortes relacionadas à doença no Hemisfério Norte.

No Brasil existem duas vacinas disponíveis: a Quadrivalente e a Trivalente. A vacina trivalente, que está disponível na rede pública, protege contra três tipos de vírus que causam gripe. Já a quadrivalente, disponível na rede privada de saúde (clínicas e centros de vacinação), protege contra quatro tipos, três que estão contidos na vacina trivalente e mais um.

TRIVALENTE = AH1N1 + AH3N2 + B

QUADRIVALENTE = AH1N1 + AH3N2 + B + B

A Sociedade Brasileira de Imunizações recomenda o uso preferencial, sempre que disponível, da vacina quadrivalente, pelo seu maior espectro de proteção. Porém, a entidade reforça que, na indisponibilidade do produto, a vacina trivalente deve ser utilizada de maneira rotineira, especialmente em grupos de maior risco para o desenvolvimento de formas graves da doença.

Associação Nacional de Atenção ao Diabetes apoia Campanha de Vacinação Contra a Influenza e estimula os seus associados a tomarem a vacina contra a gripe

ANAD alerta que portadores de Diabetes apresentam maior risco de complicações em virtude de sua doença de base. Assim a imunização nesse grupo é de extrema necessidade.

O Diabetes é uma doença crônica que atinge hoje no Brasil aproximadamente 14 milhões de pessoas e 430 milhões de indivíduos no mundo com previsão de 640 milhões para 2.040 com gasto mundial de 673 bilhões, conforme dados da International Diabetes Federation IDF (2017).

Quando não controlado, o Diabetes apresenta complicações, incapacitantes tais como retinopatia e consequente cegueira; nefropatia: inicia-se com hipertensão arterial cujo problema renal poderá culminar na necessidade de hemodiálise; arteriosclerose: comprometimento dos vasos que pode evoluir para gangrena e amputações nos membros inferiores; no coração e cérebro, coronariopatias, infarto e acidentes vasculares encefálicos.

Além disso, pode também afetar dentes, produzir impotência sexual masculina, propensões a infecções pela diminuição da imunidade, entre outros.

A evolução destas complicações sem os cuidados apropriados poderá levar à uma qualidade de vida insuficiente, com aumento da morbimortalidade.

Os números do Diabetes são alarmantes:

- 50% das amputações não traumáticas ocorrem em portadores de Diabetes

- O Diabetes é responsável por 50% das cegueiras no mundo.

- 60 a 80% dos infartos e acidentes vasculares encefálicos ocorrem em consequência do Diabetes.

- A cada 8 segundos, uma pessoa morre por Diabetes

- A cada minuto ocorre um novo caso de Diabetes

A IDF (International Diabetes Federation) órgão máximo de Diabetes no mundo, com apoio da OMS (Organização Mundial da Saúde , faz um alerta permanente para a prevenção e o cuidado com o portador de Diabetes.

O organismo do portador de Diabetes é mais predisposto a afecções variadas. Dessa forma o Ministério da Saúde, estabeleceu em 2011, a inclusão de portadores de doenças crônicas entre os grupos prioritários para vacinação contra a gripe no Programa Nacional de Imunizações (PNI). Os portadores de Diabetes foram incluídos por apresentarem maior risco de complicações em virtude de sua doença de base. Assim a imunização nesse grupo é de extrema necessidade.

Em 2017, de todos óbitos relacionados à gripe de pessoas com fatores considerados de risco, 29,7% ocorreram em portadores de Diabetes*.

Em 23 de abril de 2018, o Ministério da Saúde iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que vai até 1º de junho, e quem tem Diabetes está incluído no grupo de pacientes com comorbidades, com direito a receber gratuitamente a vacina. A vacina protege contra os vírus H1N1, Influenza B e H3N2.

O Ministério da Saúde informa que a vacina pode reduzir de 32% a 45% o número de internações por pneumonia e de 39% a 75% a mortalidade por complicações advindas da Influenza.

No Brasil existem duas vacinas disponíveis: a Quadrivalente e a Trivalente. A vacina trivalente, que está disponível na rede pública, protege contra três tipos de vírus que causam gripe. Já a quadrivalente, disponível na rede privada de saúde (clínicas e centros de vacinação), protege contra quatro tipos, três que estão contidos na vacina trivalente e mais um.

TRIVALENTE = AH1N1 + AH3N2 + B

QUADRIVALENTE = AH1N1 + AH3N2 + B + B

A Sociedade Brasileira de Imunizações recomenda o uso preferencial, sempre que disponível, da vacina quadrivalente, pelo seu maior espectro de proteção. Porém, a entidade reforça que, na indisponibilidade do produto, a vacina trivalente deve ser utilizada de maneira rotineira, especialmente em grupos de maior risco para o desenvolvimento de formas graves da doença.

Cuidados de higiene também ajudam o individuo a se proteger contra a Influenza.

O QUE É INFLUENZA?

A influenza, comumente conhecida como gripe, figura entre as viroses mais frequentes no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 10% da população seja infectada anualmente por algum tipo de vírus influenza e que 1,2 bilhão de pessoas apresentem risco elevado para complicações relacionadas à doença. Entre elas, 385 milhões de idosos acima de 65 anos, 140 milhões de crianças e 700 milhões de pessoas com doenças crônicas.

Causada por mais de um tipo de vírus, classificados como A e B, a influenza tem diversos subtipos. Os subtipos A que mais frequentemente infectam humanos são H1N1 e H3N2, ambos com casos já notificados este ano no Brasil. Os subtipos B, por sua vez, são classificados como de linhagem Victoria e Yamagata. As informações são da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) que publicou uma série de perguntas e respostas sobre os diferentes tipos vacina utilizadas no país.

SOBRE A ANAD

A Associação Nacional de Atenção ao Diabetes, é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, criada há 39 anos para educar, atender, orientar e acompanhar a quem tem Diabetes e seus familiares. Sua missão é melhorar a qualidade de vida dos portadores. Atua baseada em 3 pilares: atendimento integral ao portador, atualização e reciclagem aos profissionais de saúde e políticas públicas de saúde (advocacy). Em sua sede atua com equipes multidisciplinares e multiprofissionais. Realiza Congressos, Cursos, Campanhas na sede e externas. Fica na Rua Eça de Queiroz, 198 – Vila Mariana – São Paulo – tel: (011) 5908.6777.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::