Brasil, 21 de Novembro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Conheça os efeitos do estresse na saúde bucal

Desde mau hálito até bruxismo, estresse pode afetar drasticamente a saúde da boca

Tido como o mal do século, o estresse atinge cerca de 90% da população mundial, segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, em pesquisa realizada em 2013. Para a população brasileira a situação ainda é pior. De acordo com pesquisa realizada pela Associação Internacional do Controle do Estresse, o Brasil é o segundo país mais estressado do mundo, atrás apenas do Japão. Com os gatilhos causadores do estresse surgindo por todos os lados no dia-a-dia, as consequências no organismo são inúmeras. Na saúde bucal não é diferente. Desde aftas até problemas mais graves, o estresse afeta a saúde da boca.

Segundo Paulo Coelho Andrade, mestre e especialista em implantodontia e odontologia estética, como o estresse libera os hormônios hidrocortisona e cortisol e produz um alto nível de adrenalina, isso pode provocar um efeito pró-inflamatório. “Além de potencializar a predisposição às doenças periodontais, se for aliado a maus hábitos de higiene bucal, pode desencadear infecção gengival e aftas”, aponta Paulo. Em exposição à situação de estresse, o indivíduo desregula seus hábitos e, muitas vezes, negligencia a saúde. O consumo de álcool, fast food e doces aumenta; o uso do cigarro pode se tornar hábito; e a higiene bucal diária fica de lado. Além disso, a boca seca também é causada com mais frequência nesses casos de alta tensão. Isso porque o nervosismo pode prejudicar a produção de saliva, levando o indivíduo a dor, rachaduras nos lábios e, até mesmo, mal hálito.

Problema também comum decorrente do estresse é o bruxismo. O transtorno é caracterizado por ser o ato de ranger e apertar os dentes involuntariamente. Além de desgastar e torna-los extremamente sensíveis, o bruxismo pode levar a dores de cabeça, já que a articulação temporomandibular sofre com a drástica movimentação. “Os sintomas devem ser observados, para que o tratamento do bruxismo comece logo no início”, afirma Paulo. O dentista aponta que músculos da mandíbula doloridos, dentes danificados ou amolecidos, perda dos dentes e dores de cabeça são alguns dos sintomas mais recorrentes. Em casos de desgastes dos dentes deve-se reparar a perda com facetas ou coroas de porcelana ou compósitos híbridos o mais rápido possível. Se o amolecimento dental estiver grande ou se houver perda dental, deve ser colocado o implante dental.

Outro problema que assombra muitas pessoas, segundo Paulo, é o herpes. Apesar da maioria da população já ter tido contato alguma vez na vida com o vírus, somente algumas desenvolvem. “O vírus do herpes fica em estado de latência até que seja estimulado por algum fator. Como durante um quadro de estresse ou ansiedade a imunidade do indivíduo cai, o corpo fica menos resistente e apto à lesão”, diz.

Para evitar consequências mais graves, como doenças periodontais mais severas, o ideal é manter a atenção à saúde bucal sempre, mesmo em períodos mais conturbados. Escovação após refeições, uso regular de fio dental e enxaguante bucal são parte da rotina indicada pelos especialistas. “Além dos cuidados diários com a saúde da boca, é preciso também tratar os agentes causadores do estresse, já que eles podem ser chaves para o distúrbio que desencadeia problemas bucais”, pondera Paulo.

Paulo Coelho Andrade

Mestre em Implantodontia pelo Centro de Pesquisas Odontológicas de Campinas e especialista em Implantodontia pela Associação Brasileira de Odontologia, ambos os títulos reconhecidos pelos Conselhos Estadual e Federal de Odontologia, já realizou mais de 50.000 implantes em 20 anos de implantodontia. Autor de vários artigos científicos, publicados dentro e fora do país, também é pós-graduado em Fixação Zigomática, Periodontia, Cirurgias Avançadas, Sedação e Odontologia Estética.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo