Brasil, 21 de Agosto de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Dermatologista dá dicas de como manter seus cabelos hidratados, saudáveis e bonitos

A saúde dos fios e do couro cabeludo depende de cuidados diários que envolvem desde a alimentação até a lavagem dos cabelos.

São Paulo – 17/05/2018 - Toda mulher sonha em ter cabelos brilhantes, longos e sedosos. Mas, assim como a pele, os fios também precisam de cuidados para se manterem bonitos e saudáveis. “Há vários fatores aos quais somos submetidos diariamente que podem influenciar na beleza dos cabelos, como alimentação, alterações hormonais, medicamentos, químicas, procedimentos, uso de produtos inadequados e agressões externas (sol, vento, poluição, piscina e mar). Por isso, é de extrema importância que você se atente aos hábitos com os cabelos”, afirma a dermatologista Dra. Thais Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Segundo a especialista, os cuidados já devem começar na lavagem dos cabelos, pois lavá-los de modo incorreto pode ser extremamente prejudicial, facilitando a queda, a quebra e a perda do brilho. Dessa forma, é importante que você não abuse do uso de shampoos, pois estes podem acabar retirando mais oleosidade dos fios do que deveriam, deixando-os ressecados, quebradiços e opacos. “O ideal é que você preste atenção à composição dos shampoos e opte por produtos livres de Sulfato de Sódio, pois estes normalmente contêm menos detergentes em sua fórmula, o que ajuda a preservar os óleos naturais de seu cabelo. Você pode optar também por produtos que contenham óleos de hortelã ou eucalipto na composição, pois eles ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo no couro cabeludo e nos folículos, impulsionando o crescimento”, recomenda. “Mas é essencial que você tome cuidado na hora de ensaboar e utilize apenas as pontas dos dedos, pois as unhas podem acabar machucando o couro cabeludo.”

Após o uso do shampoo, faça uso de um bom condicionador para proteger os fios contra os danos causados pelo ressecamento do shampoo e pelas agressões diárias às quais os cabelos ficam expostos. “Os condicionadores diminuem a desidratação e realizam a reparação dos cabelos para deixá-los mais fortes e resistentes. Além disso, graças a sua capacidade de nutrir e fechar as cutículas dos cabelos, os condicionadores deixam os fios mais macios e brilhosos, evitando que fiquem frisados, quebradiços e com pontas duplas”, explica a médica. Uma vez por semana é recomendado que você utilize também uma máscara para promover uma hidratação mais profunda dos fios.

Depois de lavar, tome cuidado com o uso agressivo de escovas e pentes no cabelo, principalmente quando ele estiver molhado, pois, do contrário, você pode acabar facilitando a quebra, a queda e o surgimento de pontas duplas. “É importante também que você não exagere no uso da chapinha e do secador, pois o excesso de calor causa danos à cutícula do fio. Por isso, evite usá-los diariamente e, quando usar, opte por uma chapinha que alcance no máximo 200 graus e, no caso de secador, mantenha uma distância de 30 cm entre o aparelho e os cabelos”, alerta a dermatologista.

Procure investir também em uma dieta saudável e balanceada, pois as frutas, legumes e verduras possuem vitaminas e minerais que são fundamentais para a saúde dos nossos cabelos. “Além de consumir alimentos ricos em proteínas, ferro, zinco, ômegas e vitaminas A, C e E, é interessante que você considere o uso de suplementos, pois as vitaminas tornam os fios mais resistentes, dificultando a queda, estimulando o crescimento e ajudando na recuperação de danos químicos e estruturais”, destaca a especialista.

A Dra. Thais Pepe ainda recomenda que você fique atenta a alterações hormonais causadas por fatores como estresse, gestação, menopausa e até mesmo o uso de certos anticoncepcionais, pois qualquer mudança nos hormônios pode afetar a qualidade do cabelo, causando até mesmo queda. “Caso você esteja preocupada com a saúde dos seus fios, é importante que você consulte um dermatologista, pois apenas um médico qualificado poderá verificar se tem algo de errado com seu cabelo e tratar as doenças que interferem na saúde dos fios”, finaliza.

Fonte: Dra. Thais Pepe - Dermatologista especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, membro da Sociedade de Cirurgia Dermatológica e da Academia Americana de Dermatologia. Diretora técnica da clínica Thais Pepe, tem publicações em revistas científicas e livros, além de ser palestrante nos principais Congressos de Dermatologia.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo