Brasil, 21 de Agosto de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Você sabe o que trata um especialista em cabeça e pescoço?

Se você pensou em cabeça, pode estar errado!

O especialista, um cirurgião, opera tumores da região da face, fossas nasais, seios paranasais, boca, faringe, laringe, tireoide, glândulas salivares, paratireoide e tumores do couro cabeludo. Essa especialidade médica nada tem a ver com o cérebro ou sistema nervoso central.

Segundo o Professor Doutor Flavio Hojaij, da Faculdade de Medicina da USP – Secretário da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) -, os tratamentos mais realizados em sua clínica são a cirurgia da glândula tireoide - o hiperparatireoidismo -, as cirurgias de glândulas salivares e as operações para retirada de tumores da boca, da laringe e da faringe. Além da participação em diagnósticos e decisões de tratamentos, também realiza faringolaringoscopia, exame que avalia a faringe e a laringe (região onde estão as pregas vocais), podendo indicar biopsias e lesões da laringe e faringe.

“Atualmente existem muitas possibilidades de exames e diagnósticos precoces, que possibilitam a retirada de tumores benignos e malignos, antes que a pessoa passe a sofrer com as consequências de uma doença grave”, observa o Dr. Flavio Hojaij.

Ele lembra que no caso da tireoide, os nódulos em geral ocorrem em 60% da população e desses, menos de 2% são malignos. E no caso de câncer de faringe, os números também podem chamar a atenção, pois, na atualidade, boa parte deles podem ser causados pelo HPV (papiloma vírus humano).

Com incidência ainda maior, aparecem os cânceres de cavidade oral, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), um dos dez mais frequentes no Brasil. A estimativa é que mais de 14 mil casos surjam no país em 2018.

De acordo com recente estudo realizado na Faculdade de Medicina da USP, em mais de 75% das consultas médicas não se realizam exames da boca e do pescoço, momento em que é possível a detecção precoce de nódulos e outros problemas nessas regiões do corpo.

“A maioria dos médicos solicita exames de alta complexidade, resultando em demora de diagnóstico e altos custos para os convênios médicos e sistema público de saúde”, observa o Dr. Flavio Hojaij.

Por ser uma especialidade que realiza diagnósticos em conjunto com várias outras especialidades, a Cirurgia de Cabeça e Pescoço, através de sua Sociedade Brasileira (SBCCP), tem participado de várias campanhas para a população, como a Campanha da Voz* (ocorrida entre 15 e 20 de abril), o Dia Internacional da Tireoide* (25 de maio) e o Julho Verde*, para a conscientização sobre a importância de detecção dos cânceres de cabeça e pescoço.

O Médico

O Dr. Flavio Hojaij é Professor Doutor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e é credenciado nos principais hospitais de São Paulo, como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital Oswaldo Cruz, Hospital São Luiz e Hospital BP Mirante. Foi Professor Visitante do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Também é Secretário da SBCCP e atua em campanhas públicas para a população, como o “Programa Corujão da Saúde”, da Prefeitura da Cidade de São Paulo, quando são operados, em horários alternativos, centenas de pacientes agendados pelo sistema público.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo