Brasil, 21 de Agosto de 2018

+ F O N T E -

Publicação da iniciativa Nutrientes para a Vida trata da importância dos fertilizantes para as plantas e para a saúde do ser humano

“Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos”(Pitágoras)

O filósofo e matemático grego Pitágoras, que viveu nos anos 500 Antes de Cristo, proferiu a frase acima. Ela ficou célebre e, mesmo no século 21, as palavras do matemático seguem extremamente atuais.

Educar as crianças não é apenas ensinar a ler e a escrever. É preciso dar a elas condições para que saibam pensar por si mesmas, distinguir o certo do errado e fazer opções conscientes, pois no futuro precisaremos de pessoas instruídas e capazes de ter discernimento para, por exemplo, saber que as plantas precisam de nutrientes e que, sem eles, a quantidade disponível de alimentos no mundo não será suficiente para garantir a saúde e a vida de toda a população.

Com o intuito de disseminar conhecimento de qualidade, sempre embasado em trabalhos e estudos científicos, a iniciativa Nutrientes para a Vida (NPV) acaba de lançar uma cartilha interativa para conscientizar as crianças sobre a importância dos nutrientes para as plantas e, consequentemente, para todos os seres humanos que dependem dos diversos produtos cultivados em um solo saudável para sobreviver.

Sabemos que sem alimentos suficientes, a humanidade definha, mas não é só a comida produzida pelas plantas que é vital para o ser humano. As plantas também são as responsáveis pela fotossíntese, que libera oxigênio - gás essencial para a respiração do homem - para a atmosfera e retira o gás carbônico, um dos vilões da poluição do ar.

A cartilha “Diversão com o time dos nutrientes das plantas” trata de três importantes elementos: o nitrogênio, o fósforo e o potássio. Cada um destes nutrientes tem papel fundamental para a planta, tanto no crescimento, quanto em seu desenvolvimento e produção.

Assim, com informações precisas e de qualidade, as crianças perceberão a relevância dos nutrientes para a vida no planeta Terra, podendo se interessar pelo tema e compreender por que cuidar do meio ambiente significa tanto para o ser humano.

Sobre a NPV

Lançada recentemente no Brasil, é uma iniciativa inovadora para informar a população sobre a relevância de fertilizantes (o alimento das plantas) para o aumento da qualidade e segurança da produção alimentar. A iniciativa Nutrientes para a Vida (NPV) possui Visão, Missão e Valores análogos à coirmã americana, a Nutrients For Life, que já colhe importantes frutos em outros países, como Estados Unidos, onde nasceu, Canadá, México e Colômbia.

Objetiva esclarecer e informar a sociedade sobre os benefícios dos fertilizantes (ou adubos) na produção dos alimentos, bem como sobre sua adequada utilização.

Atua somente com informações embasadas cientificamente, de modo a explicar claramente o papel essencial dos diversos tipos de fertilizantes na segurança alimentar e nutricional, além de seu efeito multiplicador na produtividade de culturas.

“Todo ser vivo necessita de nutrientes para o seu desenvolvimento. Eles são incorporados ao seu metabolismo para manter o ciclo vital. Portanto, as plantas também precisam de nutrientes e é justamente nos fertilizantes que eles se encontram”, afirma Luís Ignácio Prochnow, diretor-geral do Instituto Internacional de Nutrição de Plantas do Brasil (IPNI).

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::