Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cuidado com a dentadura!

Cuidado com a dentadura! Créditos da Imagem: Pixabay

Prótese mal ajustada é fator de risco para câncer bucal, assim como tabagismo e consumo de álcool; Inca estima 14.700 novos casos da doença em 2018

Certamente, você conhece pelo menos uma pessoa que faz uso de prótese dentária, a famosa dentadura. O que muita gente nem imagina é que a prótese, quando mal ajustada, torna-se um fator de risco para o surgimento do câncer bucal. “A dentadura mal ajustada machuca a região da boca e o corpo inicia um processo de cicatrização. Se isso acontece frequentemente, pode surgir um tumor na região devido ao trauma repetitivo”, explica Thiago Jardim Arruda, radio-oncologista do Instituto de Radioterapia São Francisco. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que vão surgir aproximadamente 15 mil novos casos da doença só neste ano e os homens são os principais afetados: 11.200 casos, contra 3.500 envolvendo mulheres.

Segundo o especialista, o principal sintoma é uma ferida que não cicatriza por um período de duas semanas ou mais. “Além disso, geralmente há sangramento associado a essa ferida e dor local. É importante não confundir esses sintomas com sangramentos relacionados à escovação e a problemas dentários, que dizem respeito a outras questões”, diz.

Caso o paciente identifique algum desses sintomas, deve procurar um médico o quanto antes. “O diagnóstico definitivo é feito através da biopsia da área suspeita. Só um especialista poderá identificar se realmente se trata de um câncer bucal”, orienta. Segundo o médico, a abordagem inicial geralmente é cirúrgica, mas existem casos onde a cura pode ser atingida utilizando somente a Radioterapia. “Normalmente, após a retirada do tumor, avaliamos se há necessidade de radioterapia ou quimioterapia. Cada caso deve ser avaliado individualmente”, diz Thiago Jardim Arruda.

Para evitar o problema, o especialista recomenda que o paciente procure bons profissionais, que vão confeccionar próteses de qualidade e orientar sobre higiene adequada.

Cigarro e álcool

O radio-oncologista explica que, apesar da prótese mal ajustada ser um fator de risco, o que leva a grande maioria das pessoas a terem um câncer bucal ainda são os maus hábitos. “O consumo de álcool e o tabagismo são os maiores causadores da doença. É importante frisar isso para que a população tenha consciência dos riscos que podem ser evitados”, diz.

Sobre

Fundado em dezembro de 1976, o Instituto de Radioterapia São Francisco é reconhecido por desenvolver atividades no campo da radioterapia. Seu corpo clínico é composto por cinco médicos especialistas em radioterapia, três físicos e vinte e cinco colaboradores. Possui, entre outros equipamentos, dois aceleradores lineares de partículas; braquiterapia de alta taxa de dose; sistema de planejamento computadorizado Mônaco (R) e equipamentos de proteção radiológica e de dosimetria. Realiza tratamentos convencionais, com conformação tridimensional, irradiação com intensidade modulada e braquiterapia. Foi responsável por realizar, de forma pioneira em Belo Horizonte, a braquiterapia de alta taxa de dose para tratamento de lesões uterinas e de próstata e pioneiro no Brasil nas técnicas de hipofracionamento em mama. É certificado pelo Ministério da Saúde em excelência em controle de qualidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo