Brasil, 21 de Agosto de 2018

+ F O N T E -

Entenda como os hormônios podem afetar a saúde ocular feminina

Você sabia que as alterações hormonais – tanto as mensais quanto as de longo prazo, como a menopausa – podem afetar drasticamente a saúde ocular das mulheres? Sensibilidade à luz, coceira constante e a síndrome do olho seco são alguns dos sintomas comuns decorrentes da inconstância de hormônios no corpo feminino ao longo de todos os estágios da vida.

Para entender como os olhos são afetados por essas mudanças, a oftalmologista Dra. Márcia Beatriz Tartarella, diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da América Latina, esclarece as principais dúvidas e dá dicas de como amenizar seus efeitos.

Os olhos podem sofrer mudanças significativas durante a gestação

Mudanças metabólicas, de circulação e principalmente dos níveis hormonais podem provocar sintomas na visão durante a gravidez. Por isso, a visita ao oftalmologista nesse período é imprescindível. "Entre as alterações temporárias que podem surgir estão as mudanças de grau (aumento ou diminuição), visão embaçada e até a piora de doenças oculares como oceratocone e glaucoma. Isso acontece devido à alta concentração de hormônios femininos no organismo e também pelo aumento do fluxo de sangue no corpo", explica a oftalmologista.

Algumas grávidas também podem apresentar hipertensão durante a gestação, que pode provocar alterações no fundo de olho, na retina. Os principais sintomas visuais são os escotomas (presença de manchas escuras em alguns pontos do campo visual), visão dupla e diminuição da visão. Por isso, as mulheres com hipertensão antes ou durante a gestação, ou diabéticas, devem ter acompanhamento oftalmológico durante toda a gravidez.

Catarata é um dos problemas comuns durante a menopausa

A catarata, doença que atinge o cristalino e causa a perda parcial ou total da visão, é uma das doenças recorrentes durante a menopausa.

"São vários os fatores que podem ocasionar a catarata. As células epiteliais do cristalinotêm receptores de estrogênio capazes de inibir proteínas que induzem à doença. No entanto, durante a menopausa, não há estrogênio suficiente a ser ligado aos receptores, dessa forma, não há como impedir a produção e o acúmulo de proteína no cristalino, o que pode favorecer o aparecimento da doença", explica Márcia Tartarella.

Ainda assim, alguns hábitos simples podem ajudar a evitar a catarata, como não fumar e beber, consumir mais vegetais, manter uma dieta saudável e proteger os olhos da incidência da radiação ultravioleta e da luminosidade excessiva. "As lentes fotossensíveis, como as lentes Transitions, são uma ótima opção para os usuários de óculos de grau, pois além de protegerem dos raios UVA e UVA, elas controlam a luzque chega aos olhos, garantindo maior conforto visual", conta a oftalmologista.

A Síndrome do Olho Seco afeta mais as mulheres e é o problema de maior incidência na menopausa

As alterações hormonais que ocorrem durante os períodos da menopausa e da gestação influenciam e reduzem a produção da lágrima, podendo ocasionar a Síndrome do Olho Seco. Entre os sintomas mais comuns da síndrome estão os olhos vermelhos, visão turva ao final do dia, dificuldade para ficar em lugares com ar condicionado ou em frente ao computador, sensação de areia nos olhos, coceira e ardência. É comum também ocorrer dor ao abrir os olhos pela manhã.

"Se não tratada corretamente e com acompanhamento médico, a síndrome pode ocasionar sérios problemas, como o surgimento de úlceras de córnea e até mesmo o comprometimento grave da visão", alerta a oftalmologista. "O tratamento costuma ser feito por meio do uso de lágrimas artificiais, que mantêm a hidratação da superfície do olho por mais tempo".

Sobre a Transitions Optical
A Transitions Optical é líder mundial na produção de lentes fotossensíveis (adaptáveis) para os fabricantes ópticos em todo o mundo. Em 1990, foi pioneira na fabricação e comercialização de lentes adaptáveis de resina. Como resultado do seu investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento tecnológico, a Transitions Optical oferece uma ampla variedade de produtos, estabelecendo novos parâmetros de performance em proporcionar cada vez mais conforto e proteção UV para a visão. Liderança de produto, foco no consumidor e excelência operacional fizeram da Transitions ® uma das marcas mais reconhecidas do ramo óptico. A Transitions Optical é ganhadora do Gallup "Great Workplace Award" em 2013. Para mais informações sobre a empresa e sobre as lentes Transitions, acesse: transitions.com.br

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::