Brasil, 22 de Agosto de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Você sabia que o uso de aparelhos eletrônicos faz com que os olhos pisquem cinco vezes menos?

Você sabia que o uso de aparelhos eletrônicos faz com que os olhos pisquem cinco vezes menos?

A constante exposição às telas provoca ressecamento ocular, incômodo e fadiga visual. Confira como evitar esses problemas

Atualmente, é quase impossível passar um dia sem olhar para algum tipo de aparelho digital – segundo a pesquisa Consumer Barometer, realizada pelo Google, 85% dos brasileiros utilizam a internet diariamente[i]. Esse uso intenso de aparelhos eletrônicos pode causar uma série de incômodos, como dores nas costas, tensão nos dedos e dores de cabeça. Além disso, a exposição contínua à luz artificial emitida pelas telas pode causar danos aos olhos dos usuários. Diante do smartphone e dos demais dispositivos, é comum que as pessoas fiquem concentradas e façam menos pausas.

Olhar fixamente para os aparelhos faz com que a pessoa pisque cinco vezes menos, o que gera uma instabilidade da lágrima. Esse hábito pode causar fadiga visual e olhos secos, sintomas da Síndrome da Visão do Computador, nome dado ao desconforto causado pela exposição às telas. Segundo a médica oftalmologista da Johnson & Johnson Vision, Dra. Tatiana Souto, essa instabilidade provoca desconforto e o usuário também pode sentir cansaço, irritação ocular, ardência e dificuldade visual. “Se os sintomas forem recorrentes, o paciente começa a sentir dores de cabeça frequentes e fadiga visual, o que torna o trabalho mais difícil devido ao maior esforço dos músculos dos olhos para enxergar e se concentrar”, aponta.

Os hábitos dos brasileiros que têm smartphones podem agravar ainda mais a fadiga visual, já que eles costumam checar o celular cerca de 78 vezes por dia[ii]. Por isso, a busca pelos especialistas é cada vez maior. A Dra. Tatiana explica ainda que “muitas pessoas chegam ao consultório se queixando desse incômodo e acreditam que esses sintomas sejam causados pelas lentes de contato. Na maioria dos casos, o problema ocorre devido ao uso constante do computador e do próprio celular”.

Para pessoas que usam lentes de contato, o desconforto ao usar aparelhos digitais pode ser maior. Isso ocorre porque as lentes de contato tornam o filme lacrimal mais fino. A oftalmologista reforça a importância do uso de lentes de contato com tecnologia de umectabilidade que ajuda a manter o filme lacrimal estável. A lente de contato ACUVUE OASYS® 1-Day possui a tecnologia HydraLuxe™, ideal para pessoas que fazem uso constante de aparelhos digitais, diminuindo a sensação de olhos secos e proporcionando conforto e praticidade.

A oftalmologista também ressalta a importância de utilizar lentes adequadas para cada tipo de correção visual, principalmente no caso de pacientes com astigmatismo. Muitos pacientes com a condição acabam não corrigindo adequadamente ao usar lentes de contato, o que faz com que a maioria (65%) abandone o uso[iii]. “Hoje existem muitas opções de lentes de contato para pacientes que têm astigmatismo, combinado ou não com miopia e hipermetropia. Elas são confortáveis e oferecem visão tão boa quanto a dos óculos”. Além de seguir as recomendações, esses pacientes também devem fazer acompanhamento com o médico oftalmologista periodicamente.

Confira dicas simples para evitar os problemas da exposição aos aparelhos digitais:

- No escritório, o ideal é manter a tela do computador sempre no mesmo nível do olhar;
- Durante o trabalho, fazer pausas de três em três horas;
- Evitar ar condicionado forte e manter o organismo hidratado;
- Nos momentos de lazer, tentar reduzir o uso do celular, escolhendo atividades ao ar livre;
- Pacientes que usam lentes de contato devem fazer a limpeza adequada e usar de forma correta as lentes. Se possível, escolher opções que ofereçam maior conforto e tecnologia, como as lentes de contato de descarte diário, que são mais higiênicas e conferem maior segurança aos usuários.

Informações importantes para os usuários de lentes de contato

A escolha da lente de contato deve ser feita pelo paciente em conjunto com o oftalmologista e o uso deve ser acompanhado regularmente pelo médico. Para evitar desconforto e problemas oculares originados pelo mau uso, siga sempre as instruções de utilização e troca que acompanham o produto e são fornecidas pelo fabricante, além de seguir as recomendações extras fornecidas pelo oftalmologista. Não use lentes de contato se tiver infecção ocular ou desconforto, lacrimejamento excessivo, alterações da visão, vermelhidão ou outros problemas oculares. Se um desses problemas ocorrer, entre em contato com seu oftalmologista imediatamente. Você nunca deve compartilhar as lentes de contato com outras pessoas. Para obter mais informações sobre uso, cuidados e segurança apropriados, consulte o guia de instruções ao usuário (fornecido com o produto) ou fale com seu oftalmologista. Visite a página acuvue.com.br para saber mais sobre a lente mais adequada para cada tipo de usuário.

Sobre a Johnson & Johnson Vision

A Johnson & Johnson Vision, o principal fabricante de lentes de contato do mundo, está totalmente comprometida em melhorar a qualidade de vida dos pacientes e em trabalhar em parceria com os oftalmologistas. Desde ACUVUE®, marca que fez sua estreia em 1987 com a primeira lente de contato gelatinosa e descartável do mundo, a empresa tem, repetidamente, apresentado produtos inovadores e de alta qualidade para o setor. ACUVUE® traz soluções para correção de astigmatismo, miopia, hipermetropia e presbiopia e está nos olhos de cerca de 35 milhões de pessoas ao redor do mundo. Para obter mais informações, visite www.acuvue.com.br.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo