Brasil, 23 de Julho de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Conheça as doenças que podem se manifestar pela boca

Conheça as doenças que podem se manifestar pela boca

Especialista explica sobre sintomas de determinadas patologias que dão os primeiros indícios na cavidade oral

Quando falamos sobre a saúde da boca, em primeiro lugar lembramos de cáries, implantes, gengivite entre outros incômodos ligados aos problemas bucais comuns. O que pouca gente sabe é que diversos sintomas surgem na cavidade oral e indicam a presença de algumas patologias que podem ser ou não graves, e por isso não devem ser ignorados.

Segundo explica o gastroenterologista do Hapvida Saúde, João Paulo Cândido Barbosa, é muito comum o surgimento de alterações inflamatórias ou infecciosas na boca, além de doenças sistêmicas que apresentam lesões como aftas, glossites e úlceras. “As doenças mais comuns que podem se manifestar por meio da boca são: aids, sífilis, diabetes, anemia, refluxo gastroesofágico, câncer de boca e doenças autoimunes, como, por exemplo, lúpus”, diz.

Confundir feridas com aftas pode ser frequente, mas o especialista faz o alerta para que o indivíduo saiba identificar quando há algo de errado, notando reincidência e permanência de mudanças. “Lesões que não cicatrizam em duas semanas associados ou não à perda de peso, dor, sangramento e aparição de linfonodos palpáveis devem ser consideradas suspeitas”, explica Barbosa.

O médico esclarece também as diferenças entre doenças infecciosas, autoimunes e tumorais. As autoimunes provocam inflamações de outros órgãos, como, por exemplo, artrite, lesões na pele ao se expor à luz solar, doenças cardiovasculares entre outras. No caso das infecciosas, os sintomas são febre, adinamia (fraqueza muscular) e geralmente prejudicam mais de um órgão.

Já as tumorais, apresentam-se inicialmente no local da lesão e podem se espalhar nos casos de doença neoplásica avançada, o câncer. “A distinção entre os tipos, muitas vezes, acontece com a ajuda do procedimento de biópsia no local afetado”, explica.

O autoexame na cavidade bucal ajuda a identificar alterações de origens duvidosas que sinalizam a necessidade de procurar um apoio médico imediato para receber o diagnóstico e tratamento adequados. “Além disso, o autoexame também auxilia na detecção precoce de um tumor”, conclui.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo