Brasil, 23 de Junho de 2018

+ F O N T E -

Tratamento da disfunção tireoidiana no idoso requer cautela

Exames variam em função da idade

As principais disfunções tireoidianas que afetam o idoso são o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, que podem estar relacionadas a outras doenças endócrinas e metabólicas, tais como o Diabetes mellitus. “Mas esse paciente merece atenção diferenciada, uma vez que o diagnóstico deve ser realizado com mais cautela, pois os valores superiores de normalidade para o TSH, o exame mais frequentemente utilizado para avaliar a função tireoidiana, podem variar em função da idade”, explica a Dra. Glaucia Mazeto, endocrinologista palestrante do 18° Encontro Brasileiro de Tireoide, que vai ocorrer entre 19 e 22 de abril, em Campos do Jordão, São Paulo, com a expectativa de reunir 1500 palestrantes.

O idoso deve receber tratamento tanto para o hipo como o hipertireoidismo. No caso da disfunção subclínica, o hipertireoidismo que se mantém ao longo do tempo deve ser tratado. Já o tratamento do hipotireoidismo subclínico costuma ser indicado quando as concentrações sanguíneas de TSH encontram-se acima de 10 mUI/L (miliunidades internacionais por litro de sangue).

“O tratamento do hipotireoidismo é realizado com levotiroxina. Já o hipertireoidismo pode ser tratado com medicamentos, radioiodo ou cirurgia, dependendo da causa da disfunção, assim como das condições clínicas e preferência do paciente”, explica a médica.

As disfunções tireoidianas são frequentes no mundo todo, com diferentes estudos tendo encontrado frequências variáveis de hipotireoidismo e hipertireoidismo, dependendo da região geográfica avaliada e de fatores relacionados ao paciente, tais como faixa etária, gênero, presença de comorbidades associadas, assim como relativos à gravidade da disfunção.

No Brasil, existem relatos de frequências de 2% a 6% e de 6,5% a 20% para os hipotireoidismos manifesto e subclínico, respectivamente. Já o hipertireoidismo é menos frequente, havendo relatos do quadro manifesto em 0,7% a 1,5% e do subclínico em 0,7% a 2,4% dos idosos.

‘Avanços na Genética dos Tumores Pediátricos e Implicações Clínicas’, ‘O Panorama do Estado Nutricional de Iodo no Brasil: onde é preciso avançar’, ‘Efeitos dos Hormônios Tireoidianos no Metabolismo Lipídico, Glicídico e no Coração’, ‘Reflexos Moleculares e Metabólicos da Ação dos Desreguladores Endócrinos’, são alguns dos temas que estarão em discussão durante o 18° Encontro Brasileiro de Tireoide, que vai ocorrer de 19 a 22 de abril, em Campos do Jordão.

XVIII ENCONTRO BRASILEIRO DE TIREOIDE
Data: de 19 a 22 de abril
Local: Campos do Jordão Convention Center,
Endereço: Av. Macedo Soares, 499 - Capivari, Campos do Jordão – SP
Mais informações: www.ebt2018.com.br

Credenciamento para imprensa:

Sobre o EBT
O Encontro Brasileiro de Tireoide - EBT é um evento organizado pelos endocrinologistas membros do Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia com o objetivo de atualização clínica, divulgação científica e promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre os profissionais que atuam na área.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::